Brasil encara Uruguai em briga por liderança nas Eliminatórias da Copa do Mundo de Basquete
O Brasil encara nesta sexta-feira o Uruguai em duelo direto pela liderança do Grupo B das Eliminatórias da Copa do Mundo masculina de basquete 2023. O jogo está marcado para as 19h10 no ginásio Pedro Morilla Fuentes, o Pedrocão, em Franca, no interior de São Paulo.
Com duas vitórias em cima do Chile, em novembro do ano passado, a seleção de Gustavo De Conti é a primeira da chave com 4 pontos, assim como o Uruguai, que venceu os dois jogos contra a Colômbia e pode assumir a ponta, se vencer.
Com ingressos esgotados para a partida, os brasileiros esperam que o apoio da torcida no local conhecido como “templo do basquete” brasileiro faça a diferença. O elenco está em Franca desde o início da semana em preparação para o duelo contra o Uruguai nesta sexta e para o confronto contra a Colômbia, marcado para segunda-feira.
– Todos os jogos eles lotam aqui, torcem mesmo, vestem a camisa, é bem parecida a torcida de onde eu jogo, que é o Murcia, que está sempre presente, sempre torcendo. Então espero aquele calor brasileiro que faz muito tempo que eu não tenho, então espero essa atmosfera – afirma o pivô Augusto Lima, um dos escalados por De Conti.
Eliminatórias da Copa
O Brasil é uma das 16 equipes, divididas em quatro grupos, que disputam as Eliminatórias em seis janelas. Além da atual, que vai até 1º de março, outras quatro estão confirmadas até fevereiro do ano que vem:
- 27 de junho a 5 de julho de 2022 (3ª janela)
- 22 a 30 de agosto de 2022 (4ª janela)
- 7 a 15 de novembro de 2022 (5ª janela)
- 20 a 28 de fevereiro de 2023 (6ª janela)
Também participam da competição: Argentina, Bahamas, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, República Dominicana, México, Panamá, Paraguai, Porto Rico, Uruguai, Ilhas Virgens, Estados Unidos e Venezuela.
Os três melhores classificados de cada chave avançam para a segunda fase, em que 12 equipes disputarão as sete vagas definitivas para a Copa do Mundo, que será realizada entre 25 de agosto e 10 de setembro de 2023 na Indonésia, no Japão e nas Filipinas.
O Mundial é qualificatório para a Olimpíada de Paris 2024, com dois lugares para as Américas.
Fonte: ge