Plataforma de Saúde do Ceará amplia espaços de treinamento médico

Compartilhe

O Programa Ampliares – Ampliação e Regionalização das Residências em Saúde aumenta a qualificação da força de trabalho de médicos no Estado, sobretudo no interior

Assim como Sobral, na Zona Norte do Ceará, também fazem parte da Residência Médica do Programa, as cidades de Fortaleza, Caucaia, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Iguatu e Quixeramobim. No último Processo de Seleção Unificado (PSU) para Residência Médica, a iniciativa garantiu a oferta de mais 69 vagas, sendo cinco delas já disponibilizadas em seleções anteriores. O aumento é fruto de articulações feitas pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), em parceria com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

A plataforma amplia os espaços de residência médica (Foto: divulgação).

Segundo a diretora de Educação e Extensão da ESP, Olívia Bessa, “essas novas vagas vão possibilitar a formação de mais especialistas, de forma regionalizada, e, futuramente, o engajamento desses profissionais nos equipamentos de saúde do Estado, garantindo a qualidade do serviço e maior cuidado ao paciente”, destaca.

Com o aditivo, foram contemplados os aprovados nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Medicina Intensiva, Medicina de Emergência, Medicina de Família e Comunidade, Obstetrícia e Ginecologia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria, Psiquiatria e Nefrologia, abrangendo diversas instituições.

O grupo começou a atuar nessa terça-feira (1º), após ter cumprido as determinações estabelecidas em edital. Segundo a gerente de Pós-Graduação em Saúde da ESP, Alciléa Carvalho, “há um diálogo constante com as Comissões Estaduais de Residências Médicas (Corems) dos hospitais da Rede Sesa, a fim de ter um acompanhamento ativo da demanda por novas vagas. As tratativas para dilatar as oportunidades do certame buscam, também, garantir uma maior integração ensino-serviço alinhada à regionalização das redes de atenção estaduais”, acrescentou a gestora.

Inicialmente, estavam previstas 560 vagas para os programas de Residência Médica para este ano, distribuídas nas modalidades de acesso direto, pré-requisito e anos adicionais. Desse total, quase 49% (275 vagas) possuem o ato autorizativo – parecer da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) –, vinculado à ESP/CE ou recebem apoio educacional da autarquia.

Lançado em dezembro de 2020, o Ampliares é um projeto aprovado pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação (MEC) para a formação de profissionais com o objetivo de fortalecer a rede de atenção, a partir de cada necessidade regional. A expectativa é de que, até 2023, sejam capacitados, somente no campo da Residência Médica, cerca de 140 médicos que atuarão diretamente nas unidades de saúde do Interior.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content