Sobralenses reverenciam São Francisco em seu Santuário

Compartilhe

Devido a procissão, comércio fecha as portas às 17h

O Santuário de São Francisco e Santa Clara, são dentre os templos católicos, os de maior movimentação. Isto se deve ao carisma, principalmente de Francisco, que é, certamente, o santo mais popular do Brasil.

Em Sobral é crescente o número de fieis que visitam o santuário e mantêm relação de fé com o seráfico. Ano a ano cresce o público em torno das missas e outros atos, sendo os principais as novenas e a procissão que ocorre no dia dedicado ao Santo.

Em Sobral já foram construídas duas igrejas para culto a São Francisco. A primeira construção se deu na antiga Praça da Constituição, patrocinada pelo português Francisco Rodrigues dos Santos em 1870, e concluída em 1898. A antiga Capela foi demolida e construída a atual Igreja em 04 de outubro de 1945. Sua inauguração foi realizada no período do Congresso Diocesano das Vocações do Jubileu Sacerdotal de D. José Tupinambá da Frota em 1955.

Descrição

A planta da igreja caracteriza-se por uma nave central com dois corredores laterais que se separam dessa por altas colunas. No alinhamento da nave central encontra-se o altar em um nível mais alto, e ao lado deste encontram-se duas naves laterais. Ao fundo do altar e das naves laterais estão a sala de confissão , a sacristia e uma secretaria. Abaixo desses três ambientes a Igreja também possui um outro pavimento cujo acesso se da por baixo da passarela que a liga ao edifício da administração da igreja. Este pavimento inferior possui uma sala de aula, uma cozinha, depósitos e um local para imagens religiosas. A igreja também possui um coro cujo seu acesso se dá por uma escadaria em uma de suas duas torres. Seu alto grau de ornamentação e seu grande porte fazem com que a Igreja se destaque na paisagem urbana, suas altas torres podem ser vistas de vários pontos da cidade. Seu acesso principal está na fachada sudoeste que está voltada para a praça de São Francisco. Suas duas laterais são dotadas de escadarias e rampas que se moldam ao desnível do terreno que é mais baixo na parte posterior da igreja. Na fachada nordeste está a passarela, que liga a igreja ao segundo pavimento do edifício da administração. Abaixo dessa passarela há tanto uma travessia de veículos como os acessos ao bloco da administração e aos ambientes do pavimento inferior da igreja.
A igreja é repleta de aberturas que permitem um alto grau de iluminação e ventilação.
(Fonte: Inventário de Bens Arquitetônicos-IBA)

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content