FIA presenteia equipes com novo aumento no limite mínimo de peso dos carros da F1
A Equipe Red Bull admitiu que tem problemas com o peso
O GP do Bahrein deste fim de semana abre a temporada da Fórmula 1 e já terá novidades nas regras em relação ao que estava programado até os testes coletivos de pré-temporada. Na tarde desta quinta-feira (17), a FIA anunciou o aumento do limite mínimo de peso dos carros em 3kg. Agora, o peso é de 798 kg.
A informação foi publicada na última versão do livro de regras técnicas da F1 em 2022 divulgada antes da corrida barenita. De acordo com a circular, o limite cresceu em importantes 46 kg em relação ao fim do ano passado: de 752 kg para 798 kg.
A mudança era esperada após os testes de Barcelona e do Bahrein e o último encontro do Conselho Mundial da FIA, quando a federação e as equipes discutiram a questão como uma das mais importantes da reunião. O limite mínimo previsto para 2022 era de 795 kg, mas a dificuldade das equipes com o peso dos carros fez com que a FIA facilitasse um pouco.
O aumento de peso é o maior de um ano para o outro desde o começo da Era Híbrida, em 2014, quando os carros ficaram 48 kg mais pesados em relação ao ano anterior. Os carros de 2022 são bem mais pesados que aqueles e se tornam os mais pesados da história da categoria superando justamente os de 2021.
Quase todas as equipes mostraram problemas para entrar no peso até agora – a exceção é a Alfa Romeo, que, segundo a revista alemã Auto Motor und Sport, foi a única que conseguiu entrar no limite anterior para os testes em Sakhir. A Red Bull admitiu abertamente que sofria para se adequar.
Brincando com o peso dos carros, Sebastian Vettel chegou a dizer que seria mais fácil se preparar para o GP de Mônaco guiando um ônibus que nos simuladores da Aston Martin.
A temporada da F1 começa no próximo fim de semana, com o GP do Bahrein.