Segurança Pública amplia atuação do Raio no Ceará

Compartilhe

A meta é diminuir o impacto da violência no Estado oferecendo à população um serviço mais abrangente

Em 2020, o Ceará foi destaque negativo no combate à violência. Naquele ano, foi registrado o maior aumento de casos em relação ao ano anterior, conforme dados do Monitor da Violência, índice nacional de homicídios, que utiliza como base os dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. A elevação foi de 81% nos casos de mortes violentas.

Ampliação do Raio pretende impactar sobre a violência no Ceará (Foto: divulgação/SSPCE).

Já em 2021, o número de homicídios caiu 28% no primeiro semestre, em relação a 2020. À época foi a maior redução de homicídios do país no período, ainda conforme o Monitor da Violência. E para reduzir ainda mais esse impacto, o governo do Ceará anuncia sua quarta expansão do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar para cidades com mais de 25 mil habitantes. Com a iniciativa, 16 municípios passaram a contar com o policiamento.

Atualmente, o Raio está presente em 59 cidades, garantindo a cobertura para 80% da população cearense. Na lista das cidades que recebem a cobertura do policiamento nesta nova fase de expansão estão Redenção, Novo Oriente, Campos Sales, Milagres, Marco, Jardim, Caririaçu, Aracoiaba, Guaiúba, Tamboril, Independência, Ocara, Cedro, Senador Pompeu, Ibiapina e Cruz. A previsão é que, até o fim deste ano, todos os municípios do Estado sejam contemplados com o comando.

De acordo com Camilo Santana, as medidas vêm sendo feitas para melhorar os indicadores criminais e fortalecer a sensação de segurança da população. “Isso é um planejamento e, por isso, estamos fazendo concursos públicos e adquirindo motocicletas, além do treinamento que todas essas equipes passam”, reforça.

Com a nova etapa, o Raio já conta com 84 bases, 3.436 policiais militares em 1.853 motocicletas e 142 viaturas. Ao todo, serão 82 centrais de videomonitoramento e 3.843 câmeras interligadas em todo o Ceará. A interiorização do policiamento do Raio ocorre de forma conjunta com o Sistema de Videomonitoramento, que é responsável pela vigilância eletrônica das regiões no Estado.

O titular da pasta da SSPDS, Sandro Caron, destaca que a medida oferece melhorias na segurança das regiões que são contempladas com o policiamento. “Toda vez que se implanta uma nova base Raio, em uma cidade, melhora imediatamente a sensação de segurança, caem os índices de criminalidade, mas é importante fazer um destaque aqui”, pontua.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content