Verstappen passa Leclerc e vence na Arábia Saudita
Max Verstappen levou a melhor em um duelo com Charles Leclerc e conquistou sua primeira vitória na temporada 2022 no GP da Arábia Saudita.
O monegasco da Ferrari assumiu a liderança no stint intermediário da corrida após um safety car no momento oportuno que tirou o pole position Sergio Perez da disputa.
O mexicano da Red Bull liderou com autoridade as 15 primeiras voltas, mas quando a Ferrari apareceu no pitlane na 15ª passagem, sua equipe reagiu e o chamou para trocar os pneus.
Apenas alguns segundos depois, Nicholas Latifi bateu nas barreiras e provocou a entrada do safety car. Isso permitiu que Lecler parasse e retornasse ainda na liderança à frente de Verstappen e do companheiro Carlos Sainz.
A prova se acalmou nas 20 voltas seguintes, com um frustrado Perez em quarto sendo forçado a assistir Leclerc e Verstappen dispararem na frente.
Entretanto, tudo mudou a 13 voltas do fim, quando a McLaren de Daniel Ricciardo quebrou na aproximação do pitlane. Curiosamente, Fernando Alonso também teve problemas e parou alguns metros à frente dele.
Com o pitlane bloqueado e fechado, os líderes não puderam entrar para colocar pneus novos.
A relargada ocorreu a nove voltas do final, com Verstappen imediatamente colando em Leclerc e passando a Ferrari na última curva. Contudo, essa manobra deu o DRS a Leclerc na reta principal e ele retomou a ponta antes da curva 1.
Uma volta depois, Verstappen teve o DRS na reta oposta, e ao invés de ultrapassar Leclerc na última curva, ele freou forte. Incrivelmente, Leclerc fez o mesmo e a Ferrari saiu com uma vantagem ligeiramente maior quando eles abriram a volta seguinte.
Verstappen levou algumas voltas para se recuperar e entrar mais uma vez na zona do DRS. Eventualmente, ele viu sua oportunidade quando se aproximou e ficou lado a lado com a Ferrari na reta oposta.
Tendo aprendido a lição de suas tentativas anteriores, o holandês se segurou na última curva e desta vez tomou o primeiro lugar antes da curva 1. Leclerc ficou dentro da zona do DRS do rival, mas não conseguiu lançar outro ataque.
Assim, Verstappen cruzou a linha de chegada e conquistou a vitória. Leclerc teve de se contentar com a segunda posição e Sainz garantiu um pódio duplo para a Ferrari em terceiro, seguido por Perez.
George Russell foi o melhor da Mercedes em quinto, com seu companheiro Lewis Hamilton em 10º. O heptacampeão mundial chegou a andar em sexto após largar com pneus duros, mas foi prejudicado pelo pitlane fechado que o forçou a parar quando a prova recomeçou.
Esteban Ocon foi o sexto depois de uma tremenda batalha com o companheiro Alonso antes de seu abandono, com Lando Norris marcando os primeiros pontos da McLaren em sétimo. Pierre Gasly chegou em oitavo e Kevin Magnussen em nono. Junto com Ricciardo, Alonso e Latifi, Alex Albon abandonou no final da corrida, enquanto Valtteri Bottas se retirou quando restavam 14 voltas. Yuki Tsunoda nem sequer largou devido a um aparente problema de motor a caminho do grid.