Saúde antecipa data de vacinação por conta de seis casos suspeitos de sarampo no Ceará
A Secretaria de Saúde decidiu mudar para a próxima segunda-feira (20), a data programada para a imunização do público infantil contra a doença.
Antecipada, por causa dos casos de sarampo ocorridos em cinco municípios cearenses, a campanha contra a doença está prevista para ser iniciada na próxima segunda-feira (20). A iniciativa inclui, também, a vacina contra influenza.
Nessa última terça-feira (12), por conta do aumento do atendimento às crianças com síndromes gripais no Estado, Fortaleza já havia iniciado a vacinação do público entre seis meses e cinco anos incompletos de idade contra o sarampo e a influenza. A capital possui dois casos suspeitos de sarampo; os outros municípios são Marco, Caucaia, Maranguape e Trairi, com um caso cada.
A imunização infantil começaria apenas no dia 2 de maio, mas o governo estadual antecipou a campanha após o registro de um surto de influenza em abril. Segundo a Secretaria da Saúde, 21 municípios estão com risco alto de reintrodução do sarampo, por conta da densidade populacional, perfil turístico, entre outros fatores.
A nova campanha de vacinação infantil contra o sarampo e influenza segue até o dia 3 de junho. Mas no próximo dia 30 deste mês haverá um dia D para ampliar a possibilidade de imunização. A decisão da antecipação ocorreu após uma reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-CE) com a Sesa e gestores municipais da Saúde.
A antecipação considerou como fatores principais, os riscos da volta da circulação do sarampo no Brasil e a sazonalidade do inverno no Ceará, que tem ocasionado um crescimento no número de atendimentos pediátricos por síndromes gripais nas unidades de saúde do estado, principalmente, na Região Metropolitana de Fortaleza e no Cariri.