Programa Alimenta Brasil destina R$ 600 mil para a agricultura familiar de Sobral
O PAB disponibiliza recursos para a aquisição de alimentos fornecidos por agricultores familiares cadastrados.
O repasse do recurso do Governo Federal destinado ao município de Sobral para o incremento da parceria entre a agricultura familiar local e o Poder Público, já foi anunciado à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), que encaminhará ao Ministério da Cidadania uma proposta de execução dessa quantia. Dentre os municípios cearenses beneficiados pelo PAB, Sobral foi o único a ser contemplado com o maior valor.
A execução do programa, com previsão para iniciar neste semestre, ocorrerá após a aprovação da proposta enviada pelo município ao Ministério da Cidadania. O documento contém informações sobre os produtores cadastrados e o valor dos alimentos que cada um pode produzir.
O PAB Alimentos é uma iniciativa do Governo Federal com a finalidade promover o acesso a alimentação e o incentivo a agricultura familiar. O programa é executado pelo município por meio da aquisição de alimentos como frutas, leguminosas e hortaliças e pela distribuição deles para instituições socioassistenciais de Sobral.
Para ampliar a possibilidade de comercialização dos produtos que vêm do campo, a STDE realiza, quinzenalmente, a Feira da Agricultura Familiar, tanto na sede quanto nos distritos. Além de facilitar o acesso a alimentos e outros produtos, a Feira contribui para a geração de renda entre os agricultores.
No ano passado, o Programa Agricultura Familiar, da STDE, atendeu cerca de 350 agricultores com a entrega de implementos agrícolas. Os distritos contemplados foram Aracatiaçu (localidades de Logradouro, Estiva, São João e São José), Baracho, Caracará (localidades de Picada Rosí e Campo Grande), Taperuaba (Águas Mortas e Riachuelo) e Jaibaras (Setor III, Setor VI e São Domingos).