Coronavírus: 6% das vítimas morreram em casa no Ceará
Apesar da porcentagem ser considerado alto, o maior número de mortes acontece na rede pública de saúde, que registra número superior a 70% do número de casos.
Nesta segunda feira (4) a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) divulgou que, de acordo com dados do IntegraSUS, 41 pessoas morreram em casa no Ceará em decorrência da Covid-19. O valor equivale a 5,9% do número total de óbitos causados pela pandemia, que já atinge o índice de 691 mortes. Outros 175 casos fatais ainda estão sob investigação.
De acordo com a Sesa, entram nessa estatística as pessoas que não buscam nenhum tipo de atendimento, assim como as que procuram em algum momento uma unidade de saúde, mas voltam para casa por não ter uma condição grave.
O maior número de mortes da doença, no entanto, acontece em unidades hospitalares da rede pública, que concentra mais de 72% do número de casos. Entre os equipamentos privados, 139 mortes foram registradas, valor equivalente a 21% do total.
A rede de leitos especiais da Capital, que concentra o número de casos da doença, está próxima da exaustão. Em coletiva de imprensa na última sexta-feira, 1°, o governador Camilo Santana anunciou a entrega de mais 100 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para esta semana.
Os Executivos municipais e estadual também se preocupam com a disponibilidade de respiradores mecânicos, essencial para o tratamento adequado da Covid-19. Conjuntamente, o Estado e a Prefeitura de Fortaleza adquiriram mais 94 equipamentos. Nesse domingo, 3, o Ceará recebeu 30 respiradores enviados pelo Ministério da Saúde para equipar leitos de UTIs públicas do Estado.
De acordo com o último boletim, divulgado na manhã desta segunda, o Ceará registra oficialmente 8.501 casos e 691 óbitos em decorrência do novo coronavírus. Fortaleza segue sendo o município com o maior número de casos diagnosticados, com 6.522, seguido de Caucaia, com 308.