Educação: 133 municípios cearenses concedem reajuste de 33,24% aos professores

Compartilhe

Deste total, 116 cidades devem executar o mesmo percentual ou mais; e outros 17 municípios devem apresentar valores abaixo do percentual negociado. Sobral, maior cidade da Zona Norte cearense, é um deles.

As informações sobre o reajuste foram divulgadas pelo levantamento da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce). O valor de 33,24% alcançado pela maioria dos 184 municípios do Estado atende ao determinado na Lei do Piso Nacional do Magistério. Os dados foram coletados junto aos sindicatos filiados à entidade e consolidados no dia 8 de abril. Agora, em maio, a Fetamce deve atualizar a situação do reajuste envolvendo os profissionais do magistério no Ceará.

Professores ganharam as ruas de Sobral, no início do ano, em busca de aumento (Foto: divulgação).

De acordo com o levantamento de abril, entre os municípios com maiores percentuais estão Aratuba, Caririaçu, Horizonte, Senador Sá e Ubajara. Já, entre os com menor valor, figuravam cidades como Barbalha, Beberibe e Morada Nova. No início do ano, diversos movimentos de greve e protesto foram realizados por cidades que não haviam atingido o percentual. Sobral figurou entre as movimentações de greve, quando profissionais da Educação ganharam as principais ruas e avenidas do Centro da Cidade, em protesto.

À época, a Secretaria de Educação do município foi pressionada a conceder o reajuste, há muito esperado. Mas o efeito foi contrário, pois muitos profissionais tiveram seus contratos temporários cancelados pelo Poder Público que, dias depois, voltaria atrás e renegociaria a situação, mas com um valor bem aquém do esperado pela categoria: apenas 21%. O Sindicato da categoria segue lutando pelo 33,24%.

“Os professores municipais cearenses e os nossos sindicatos têm conquistado muito sucesso nas negociações salariais com as prefeituras. Nas ruas e nas redes, nossa mobilização tem rendido grandes frutos em 2022”, é o que afirma a presidente da Fetamce, Enedina Soares. Os dados foram coletados junto aos sindicatos filiados à entidade.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content