Ministério da Saúde realiza a terceira edição da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal no Ceará
A ação tem o objetivo de identificar as condições de saúde bucal mais prevalentes na população brasileira.
A Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SB) volta a percorrer os estados brasileiros para a coleta de dados. O trabalho ocorre até o próximo mês de junho. A previsão é que sejam coletados dados da população em 422 municípios, sendo 19 no Ceará.
A SB Brasil é o maior estudo sobre as condições de saúde bucal da população brasileira. Neste ano, a meta é que sejam coletados dados de 50 mil pessoas. Por meio da pesquisa, é possível identificar as doenças bucais mais prevalentes, como a cárie dentária e a doença periodontal, bem como a necessidade de próteses dentárias, as condições de oclusão, o traumatismo dentário, o impacto das condições de saúde bucal na qualidade de vida, entre outros aspectos.
Na primeira etapa, os profissionais da Atenção Primária à Saúde Bucal passarão de porta em porta para convidar a população para a pesquisa e coletar dados socioeconômicos, por meio de questionário. Caso um participante tenha algum problema bucal detectado, ele será encaminhado para a unidade odontológica.
Após o mapeamento da população, serão realizadas avaliações de saúde bucal com um exame físico. Nessa etapa, o público alvo são pessoas de 5 anos, 12 anos, 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos. Além disso, também serão verificados dados sobre a necessidade de tratamento dentário, urgência de tratamento e de próteses dentárias.
Formam a lista dos municípios cearenses a fazerem parte da Pesquisa, Fortaleza, Aquiraz, Barbalha, Camocim, Cascavel, Cedro, Crato, Icó, Iracema, Itatira, Lavras da Mangabeira, Maracanaú, Massapê, Nova Russas, Palmácia, Quixadá, Russas, Tamboril e Varjota.