Juízes federais são alvo de operação da Polícia Federal no Ceará
Em São Paulo, a mesma investigação da PF apreendeu R$ 930 mil em espécie.
No Ceará, dois juízes federais são alvo da investigação desencadeada, nesta sexta-feira (20), na capital paulista. Advogados, empresários e servidores públicos estão entre os alvos. O valor (R$ 930 mil), encontrado no escritório de advocacia, já está à disposição do Tribunal Regional Federal da 5ª Região”, informou a PF, por meio de nota.
“A investigação continua para apurar a procedência desses valores apreendidos e vínculo com os fatos investigados”, continua a nota divulgada por Alan Robson Alexandrino Ramos, delegado Regional de Investigação e Combate ao Crime Organizado da PF no Ceará, onde dois juízes federais são alvo da investigação.
Dos 19 mandados de busca e apreensão cumpridos nesta manhã, 15 foram em Fortaleza. Um ocorreu em Brasília, um em Recife, outro em São Paulo e mais um em Dourados, município do Mato Grosso do Sul. Os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região.
Em coletiva de imprensa, Alan Robson Ramos explicou que, em 2019, uma notícia da Fazenda Nacional apontava “teratologias”, ou seja, decisões absurdas em processos judiciais de execuções fiscais. Desde então, passou a ser investigada a atuação de dois juízes federais do Ceará, de advogados e de grandes empresários do Estado. “As irregularidades estariam em processos decididos entre 2012 e 2016.” Conforme a PF, as ações “resultaram em prejuízo bilionário aos cofres da União”, finalizou o delegado.