Número de passageiros nos aeroportos regionais do Ceará cresceu 151%
Os dados se referem aos quatro primeiros meses deste ano.
De acordo com a Superintendência de Obras Públicas do Estado, de janeiro a abril deste ano, um total de 118.039 passageiros circularam pelos terminais regionais, entre embarques e desembarques, compreendendo um aumento de 151,5% com relação à movimentação de 2021 (46.928 passageiros) para o mesmo período.
O maior movimento foi registrado no aeroporto de Jericoacoara, com 113.625 passageiros no quadrimestre; seguido do aeroporto de Canoa Quebrada, em Aracati, com 1.117 passageiros. A Superintendência de Obras Públicas afirmou que essas unidades apresentam maior fluxo de passageiros porque, diferente dos demais aeroportos regionais, contam com voos comerciais para atender à demanda turística do litoral do Ceará, englobando frequências ligadas a Fortaleza, Guarulhos (SP), Confins (MG), Brasília (DF) e Recife (PE).
Somados, os demais oito aeroportos somaram movimentação de 3.297 passageiros entre janeiro e abril deste ano. São eles, Sobral, que lidera com 1.152 passageiros, Iguatu (785), São Benedito (446), Tauá (407), Crateús (144), Quixadá (138), Camocim (132) e Campos Sales (93).
O gerente de Programa e Operações Aeroportuárias da SOP, Marcus Pacobahyba, destaca que o recuo da pandemia de Covid-19 e melhorias feitas nos aeroportos ajudaram para esse aumento. “Eu acredito em dois principais motivos para esse crescimento. O primeiro deles é a retomada das atividades após a pandemia, e a segunda se refere às melhorias realizadas nos aeroportos. Não apenas físicas como operacionais”, destaca.