INSS no Ceará tem cerca de 35 mil beneficiários à espera de exame médico

Compartilhe

O número é resultado do acúmulo de atendimentos por conta da greve dos servidores do Instituto.

Com o retorno dos peritos e servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a previdência tem nas mãos o desafio de zerar a fila de perícias, que, atualmente, tem mais de 1 milhão de pessoas à espera de exames. No Ceará, são mais de 35 mil beneficiários que esperam pelo atendimento médico, que os possibilitará de receber auxílios. Os dados são do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP).

Após greve, INSS tem o desafio de atender demanda que ultrapassa os 35 mil exames no Ceará (Foto: divulgação).

O INSS não libera informações sobre o número oficial de beneficiários que precisam realizar a perícia. A fila, com exames represados, tem pedidos do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Auxílio por Incapacidade Temporária, antigo Auxílio-Doença. Com a alta demanda por perícias, quadro que foi agravado pela longa greve dos servidores, o INSS anunciou medidas para que a situação seja revertida em 90 dias.

Entre as ações que devem impactar no volume de processos estão o pagamento e aumento de bônus para médicos peritos; a realização de teleperícia, exame virtual realizado em processos judiciais sobre benefícios previdenciários por incapacidade ou assistenciais. É executada por meio eletrônico, sem contato físico entre o perito e o periciando; além da liberação de auxílio-doença por análise de documentos.

No acordo para o encerramento da greve, celebrado no último dia 20, os médicos peritos se comprometeram a repor os dias parados e trabalhar para reduzir o estoque de perícias não realizadas. Serão feitos atendimentos extraordinárias, mediante pagamento de gratificação. Agora, o bônus para cada perícia será de R$ 61,72. Antes, esse valor era de R$ 57,50; uma alta de 7,33%.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content