Cerca de 65% das obras de drenagem da praça do Bairro Dom José estão concluídas
O trabalho vem sendo feito na rede de drenagem de águas da chuva, no entorno da Praça Mairton Arruda Linhares.
Atualmente, segundo a pasta da Infraestrutura de Sobral, os serviços ultrapassam 60% de conclusão. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 550 mil, com recursos do Tesouro Municipal, para construção da drenagem, que deverá ser concluída no segundo semestre deste ano.
De acordo com o projeto, a nova rede de drenagem, no trecho do Bairro Dom José, tem 279 metros de extensão, sendo 164 deles de galeria para o destino final das águas. No projeto, também há a execução de cinco bocas de lobo e seis poços de visita, que consistem em instalações de acesso às redes subterrâneas, destinadas à manutenção e trabalhos de inspeção.
A galeria irá drenar as águas da chuva que se cumulam em redor da praça, para o riacho Mucambinho, a fim de evitar alagamentos e outros transtornos causados durante o inverno. O serviço é um dos mais esperados pelos moradores do entorno.
A situação de muitas ruas e avenidas de Sobral, no que se refere à drenagem, sempre chamou a atenção dos moradores, principalmente, de bairros mais periféricos. Ano após ano, com a passagem do inverno, a cidade tem acumulado pontos de alagamento e revelado deficiência, no que se refere à escoação de águas de chuva.
Em alguns trechos do Bairro Cohab III, por exemplo, que recebeu obras de saneamento básico recentemente, quando chove, a água ainda avança sobre as calçadas, empoçando em diversos pontos, além de arrastar pedregulhos, o que aumenta o risco de acidentes, tanto no tráfego de veículos, quanto de pessoas. A Rua Ruth Mont’Alverne, ao lado da estação do VLT, por exemplo, é uma delas.