Dica do que fazer se seu celular cair na água

Compartilhe

Apesar da imagem de um aparelho afundando no vaso sanitário, ou em qualquer ambiente com água, ser de assustar, para uns; ainda pode haver a uma solução para o problema.

Distração, descuido, desatenção ou qualquer outro motivo. De repente seu celular dá um salto mortal e é lançado para as águas frias da privada. E o que é pior: levando com ele boa parte da sua vida. Exagero? Para muitos não. Até porque, com o aparelho, se vão informações com seus contatos, fotos, vídeos e conversas.

Água e celular não se misturam. Cuidado com acidentes (Foto: divulgação).

De acordo com os manuais, o contato com a água oxida os componentes internos do telefone, o que pode representar a perda permanente, ou, na melhor das hipóteses, temporária de funcionalidades do aparelho. Mesmo assim, a queda na água pode não ser uma sentença de morte para seu telefone.

Na lista do que não fazer, caso o problema ocorra, chegando a desligar o aparelho, não tente religá-lo. Enquanto está úmido, é importante que o aparelho não desempenhe nenhuma função. Também não utilize secador de cabelo para secar o celular. Isso pode fazer com que mais água seja empurrada para o interior do telefone.

Na lista das atitudes certas para tentar salvar seu celular, você deve retirar o aparelho da água e desliga-lo imediatamente. O telefone deve ser desativado, logo após a remoção do vaso ou do local com água. A umidade no dispositivo pode provocar defeitos na placa-mãe. Se o celular não tiver certificação contra imersão em água, o processo de secagem precisa ser ainda mais imediato.

Logo após ser desligado, o aparelho deve ser seco imediatamente. Para isso, é necessário usar uma toalha seca ou um pano limpo. É importante ter cuidado redobrado ao secar áreas por onde a água possa entrar no telefone, como o conector do fone de ouvido ou a porta de carregamento. Nessas partes, você pode usar um cotonete.

Se o celular possui componentes que podem ser removidos e também submetidos ao processo de secagem, como no caso de bateria, cartão SD e cartão SIM, faça isso o quanto antes. Quanto mais cedo você começar a secar o telefone, mais chance ele tem de continuar funcionando.

Em outra situação, envolvendo água, também, devem ser eliminados os detritos estranhos, como bebidas, água do mar ou água com cloro de piscina. É fundamental remover o sal ou as impurezas, o quanto antes. Este tipo de detrito pode provocar a corrosão da placa-mãe.

Após remover a umidade ou as impurezas, deixe o dispositivo secar em uma área arejada ou à sombra com um ventilador. A secagem ao ar livre é recomendada para dispositivos que estão encharcados, mas atenção: evite deixar o aparelho no sol, o que pode gerar superaquecimento de um ou mais componentes. A umidade pode continuar no dispositivo, mesmo após a secagem. Logo, é melhor não voltar a ligá-lo até levá-lo a uma assistência técnica. Nunca utilize o secador de cabelo para acelerar o processo de secagem.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content