Coleta seletiva de material orgânico é ampliada em Sobral

Compartilhe

A Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep) recolheu, no mês de maio, 388,11 toneladas de resíduos orgânicos.

Todo o material retirado da rua foi gerado pela poda urbana de árvores e da coleta seletiva de orgânicos na área de hortifruti do Mercado Público, no Centro da Cidade. A destinação correta dada a estes resíduos orgânicos é o Pátio Municipal de Compostagem, localizado na Central de Tratamento de Resíduos (CTR).

Poda de árvores e resíduos têm como destino a compostagem (Foto: divulgação).

A coleta seletiva de material orgânico foi ampliada, no perímetro do mercado, para que possam ser recolhidos, também, resíduos como óleo, material orgânico do setor de peixes e da área alimentícia do local.

Atualmente, segundo a Sesep, têm sido coletadas cerca de 10 toneladas de resíduos orgânicos do setor de hortifruti do mercado, mensalmente, que recebem a destinação final correta. Os resíduos são misturados com os restos de poda urbana, triturados, e passam pelo processo de decomposição e estabilização biológica dos substratos orgânicos.

Todo esse trabalho cria condições que favorecem o desenvolvimento de temperaturas termofílicas, que é quando as bactérias processam a matéria orgânica, aumentando sua temperatura a mais de 60º. Isto sanitiza o processo e não atrai vetores de doenças como dengue, malária, doença de Chagas, leishmaniose, febre amarela.

Com o calor, essa produção biológica leva entre 50 e 90 dias para até estar pronta. Após este período, o material se transforma em composto orgânico, sendo utilizado como fertilizante para a produção de novas mudas de plantas, e também utilizado na conservação de áreas verdes de praças e parques municipais.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content