Covid: Russas registra duas mortes por covid-19 na primeira quinzena de junho

Compartilhe

Localizada no Baixo Jaguaribe, a cidade confirmou os dois casos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

As pacientes, com 49 e 82 anos, tinham morbidades. Segundo a plataforma IntegraSUS, da Secretaria Estadual da Saúde do Ceará (Sesa), foram confirmados 30 casos da doença no período. A primeira paciente procurou o Hospital e Casa de Saúde de Russas, no dia 9 de junho, com quadro de pneumonia, sendo diagnosticada para Covid-19 na mesma data após a realização de teste antígeno.

Município segue com vacinas e testagem (Foto: Tatiana Fortes)

A mulher foi internada para tratamento, e foi a óbito no mesmo dia. A paciente tinha Diabetes Melitus e doença cardiovascular crônica. Ela havia tomado todas as doses da vacina estabelecidas para a sua faixa etária.

A segunda paciente, idosa, procurou a mesma unidade no dia 10 de junho e foi internada com quadro de úlcera. Ela também diagnosticada como vírus no mesmo dia. A paciente também tinha Diabetes Melitus e sequela de AVC. A mulher já havia tomado todas as doses da vacina estabelecidas para a sua faixa etária. A idosa foi morreu no dia posterior. 

Na nota enviada pela assessoria da Prefeitura, o município informa que em março, abril e maio foram registrados apenas 21 casos confirmados de Covid-19. O município intensificou a realização de testes em todos os casos suspeitos, registrando 90 casos confirmados agora em junho.

Nessa quarta-feira (15) foi ofertada testagem gratuita à população na Praça da Igreja Matriz. “De acordo com o último Vacinômetro do município, com dados atualizados em 9 de junho, Russas já havia aplicado 181.904 doses”, informa a nota. O órgão detalha a cobertura vacinal: 90,70% da população vacinada com a 1ª dose; 90,19% com a 2ª dose; 61,36% com a 3ª dose; 54,61% com a 4ª dose; 69,36% com a primeira dose pediátrica e 49,17% com a segunda dose pediátrica.

“A Prefeitura de Russas informa, ainda, que a campanha de vacinação permanece em todas as unidades básicas de saúde do município e em pontos estratégicos de grande circulação de pessoas, e que vem realizando busca ativa de moradores que ainda não completaram o esquema vacinal estabelecido pelo Plano Nacional de Imunização”, detalha o texto.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content