Saúde de Sobral realiza mutirão de exames de mamografia
Os atendimentos são feitos nas unidades de saúde e no Theatro São João.
A Secretaria da Saúde de Sobral realiza, até o dia 2 de julho, das 7h às 11h e das 13h às 17h, mutirões de exames de mamografia. O público-alvo da ação são mulheres de 50 a 69 anos, com prioridade às que não realizaram o exame no ano passado. Quem desejar realizar o exame, deve procurar o Centro de Saúde da Família (CSF) do seu território.
No último levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Mastologia Regional do Ceará (SBM) e do Grupo de Estudos em Oncologia (Geeon), o Estado registrou aumento de 40% nos casos da doença; uma alta de 9,98 para 15,92 por 100 mil mulheres. Os dados abrangeram os anos entre 2009 e 2018. O estudo epidemiológico ainda mostra crescimento de 12% nos casos em mulheres jovens, abaixo dos 40 anos, e 53% em mulheres acima dos 50 anos, além de destacar taxa de mortalidade de 59% pela doença.
Naquela década, ocorreu o rastreamento mamográfico: exame feito em mulheres sem sintomas, que revelou um crescimento de 6%, em 2009, para 33%, em 2016. Entretanto, houve queda, quando chegou a 26%, em 2018, na Capital cearense. O interior do Estado seguiu o mesmo padrão de oscilação, apesar de muitas mulheres registrarem o endereço de Fortaleza para facilitar o acesso aos serviços de atendimento a doença, que são difíceis no interior.
Segundo a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), ainda há ainda 22 Serviços de Referência para Diagnóstico de Câncer de Mama. Os serviços são regionais e estão presentes em Fortaleza, Sobral, Caucaia, Baturité, Itapipoca, Aracati, Russa, Quixadá, Limoeiro do Norte, Tauá, Acaraú, Tianguá, Crateús, Camocim, Icó, Iguatu, Brejo Santo, Crato e Juazeiro do Norte. Dezenove deles são as policlínicas regionais do Governo do Ceará, onde a população tem acesso a mamógrafo e diagnóstico precoce do câncer de mama.