Ciclo de atividades marca celebração do mês do orgulho LGBTQIA+ no Ceará

Compartilhe

Os trabalhos são realizados em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte com apoio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

O clima de celebração, ainda ao longo deste mês de junho, alcançando a primeira semana de julho, também é um chamamento à realização de serviços de cidadania para um público, que ainda luta por direitos, como a retificação de documentos e informações sobre crimes de LGBTfobia.

Atividades sociais marcam o mês do Orgulho LGBTQIA+ no Ceará (Foto: divulgação).

Em Fortaleza, a programação em alusão ao Dia internacional do Orgulho LGBT+, celebrado nesta terça-feira (28), traz a ação “Orgulho e Cidadania”, na Praça do Ferreira, no Centro da Capital, das 9 às 17h.

No local, serviços como emissão da 2ª via do RG com o nome social; atendimento psicossocial e jurídico; serviços de enfermagem e redução de danos serão ofertados no Caminhão do Cidadão; na Unidade Móvel de Enfrentamento a Violência contra a Mulher e na Unidade Móvel do Centro de Referência sobre Drogas.

Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), haverá a exibição do documentário Transversais, do jornalista Émerson Maranhão, na Unidade Prisional Irmã Imelda, em Aquiraz, às 9h30. O filme traz a história de cinco pessoas trans, seus medos, desafios, conquistas e a importância da família no processo de afirmação de suas identidades.

Nos municípios de Sobral, na Zona Norte do Estado, e em Juazeiro do Norte, na região do Cariri cearense, as ações para celebrar o Mês de Orgulho serão realizadas nos Vapt-Vupts. Nos locais, está programado um ciclo de palestras sobre diversidade.

A titular da SPS, Onélia Santana, ressalta que a Semana da Diversidade Sexual do Ceará faz parte do calendário oficial de eventos do Estado, por meio da Lei 14.820/2010. “Precisamos celebrar as conquistas e o orgulho da população LGBT+, para assim fortalecer a luta deste segmento”, destaca a secretária.

Durante a semana do orgulho haverá um casamento coletivo LGBT+. A iniciativa vai ocorrer no sábado, dia 2 de julho, às 16h, no Teatro São José, na Capital. A ação é realizada pela Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), por meio do Centro de Referência LGBT Janaína Dutra, o Centro Estadual de Referência LGBT+ Thina Rodrigues, pelos Cartórios do Mondubim e  Mucuripe, com o apoio de outros parceiros, como a Defensoria Pública Geral do Ceará.

A Semana da Diversidade Sexual do Ceará leva o nome do professor Luis Palhano Loiola, que foi assassinado por crime de homofobia, em 2008, no município de Crateús.

Confira a programação 

Ação “Orgulho e Cidadania”
Quando: Terça-feira (28)
Horário: 9h às 17h
Onde: Praça do Ferreira, Centro de Fortaleza

Webnar Respeite Meu Orgulho
Quando: Terça-feira (28)
Horário: 15h às 17h
Onde: Transmissão realizada através do canal SPS Ceará, no Youtube

Ciclo de Palestras: Respeite meu Orgulho
Quando: Terça-feira (28)
Horário: 9h30
Onde: Unidade Vapt Vupt de Juazeiro do Norte/ Rua Interventor Francisco Erivano Cruz, 120 – bairro Centro

Ciclo de Palestras: Respeite meu Orgulho
Quando: Quinta-feira (30)
Horário: 9h30
Onde: Unidade Vapt Vupt de Sobral / R. Cel. José Silvestre, 201 – bairro Centro

Ações em Sobral de Enfrentamento a Violência contra as Mulheres LBT Vítimas de Violência Doméstica no Ônibus Lilás
Quando: Quinta-feira (30)
Horário: 9h30
Local: Centro de Sobral

Ciclo de Palestras: Respeite meu Orgulho
Quando: Sexta-feira (1/7)
Horário: 9h30
Onde: Unidade Vapt Vupt do Antônio Bezerra/ Rua Demétrio Menezes, 3751

Casamento Coletivo LGBT
Quando: Sábado (2/7)
Horário: 16 horas
Onde: Teatro São José/ Rua Rufino de Alencar, 299-327 – Centro, Fortaleza

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content