Só sei que nada sei: Sobre onde está Cid Gomes
“Matarucid”, alguém gritou do meio do povo que acompanhou o trágico episódio da retroescavadeira que teve Cid Gomes como principal personagem. Mas não foi isso que aconteceu. Graças a Deus.
É certo que uma hora ele terá que aparecer, mas a pergunta que se faz atualmente no meio político é cadê o Cid?
Cid Ferreira Gomes é um dos mais importantes políticos da História do Ceará. Você pode até não gostar dele e é seu direito, mas isso não anularia tal fato dito anteriormente.
ÚNICA DERROTA
Em toda a sua vitoriosa trajetória política, Cid Gomes só conheceu a derrota nas urnas uma única vez, em 1988, quando foi candidato a vice prefeito de Sobral na aliança encabeçada por Padre José Linhares Pontes (Padre Zé), que obteve 22.639 votos, sendo derrotado por José Parente Prado (Zé Prado) e Francisco Ricardo Barreto Dias (Dr. Ricardo) que teve 24.205 votos, em uma das eleições mais disputadas e históricas da cidade.
O VITORIOSO
De lá para cá foram só vitórias acumuladas. Foi eleito duas vezes deputado estadual, conseguindo mais que dobrar a votação na segunda vez, além de ser eleito, por unanimidade, o presidente mais novo da História da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, duas vezes prefeito de Sobral, sua cidade natal, dando continuidade a uma linhagem familiar, duas vezes governador, eleito na oposição e rompendo (traindo?) o governo que apoiou. Agora é senador eleito com votação histórica.
O GASTADOR
Conhecido por sua extrema responsabilidade com o dinheiro público no município de Sobral (até cachorro paga dez pra se soltar, já dizia Pedro, o Lavandeira), Cid Gomes sofreu com severas críticas enquanto governador em setembro de 2011, durante uma greve dos professores da rede pública estadual do Ceará, teria dito que “quem entra em atividade pública deve entrar por amor, não por dinheiro”, causando polêmica entre a categoria docente, repercutida com destaque pelos órgãos de imprensa. Discussões sobre gastos públicos também foram sublinhadas pela mídia durante o segundo mandato de Gomes. Em agosto de 2012, seu nome foi objeto de críticas, uma vez que o tenor Plácido Domingo teria recebido cerca de R$ 3 milhões, pagos com dinheiro público, para realizar um show de inauguração de um centro de turismo e negócios em Fortaleza, construído sob investimento do governo estadual. Além disso teve show da Ivete, tatuzões, aquário etc.
O EXTERMINADOR
Para quem é fã, foi exterminar o motim da polícia militar ocorrido no quartel da PM de Sobral, lugar histórico que teve sua obra contada em prosa por Domingos Olímpio, em sua clássica obra Luzia Homem. Mas para quem tem um mínimo de razoabilidade, foi irrazoável se dirigir ao quartel da PM de Sobral com uma retroescavadeira, para derrubar um portal, colocando em risco a vida de policiais e familiares, já que ele nunca foi habilitado para dirigir tal veículo, causando um erro que poderia ter lhe custado a visa, o que seria absolutamente lamentável.
O SUMIDO
Cid Gomes tem uma carreira brilhante como político, mas no senado é apenas mais um em meio a 81, o que não é necessariamente demérito, sobretudo levando em consideração comissões que ele compõe. Enfim, lá no senado o que me contaram é que ele é um sumido.
CADÊ O CID?
Eis a pergunta que não quer calar. Neste momento as coisas no Ceará estão pegando fogo (O que é normal na terra do Sol), Cid chamou Ciro (O responsável por colocar o debate em panos quentes, com panos embebido em gasolina), para auxiliá-lo na articulação do nome ao governo do estado do Ceará, que está entre Izolda e Roberto Cláudio.
Cadê o Cid para resolver isso, já que ele é o articulador da família? Só sei que nada sei.
Até quarta.
P.S a Charge é do pessoal do https://www.humorpolitico.com.br/tag/cid-gomes/page/2/ e está alterada, pois foi dicotomizada.