Ceará montará ônibus chinês que roda sem fazer barulho

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A fabricante do transporte elétrico já assinou um protocolo de intenções para construir sua fábrica no Estado.

O ônibus elétrico Higer A12BR Azure, que dispensa o diesel para se locomover por meio de energia elétrica, não é o primeiro dessa categoria no Brasil, mas a ambição é se tornar o mais comum, por meio da parceria cearense.

Produção dos ônibus elétricos no Ceará está prevista para 2024 (Foto: divulgação).

A expectativa é que sejam gerados 500 empregos diretos na região, com início da produção previsto para 2024. As conversas entre os empresários tiveram início em abril deste ano, já com o objetivo de instalar a linha de montagem no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, localizado entre os municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante (a 60 quilômetros de Fortaleza).

A TEVX Motor Group, dona da marca Higer, está de olho nas licitações de transporte público que exigem o uso de ônibus elétricos Brasil afora. Num primeiro momento, a meta é produzir 700 unidades por ano a partir de 2025. Na prática, os veículos virão da China no sistema SKD (Semi Knock Down), que significa que os ônibus vêm, parcialmente, montados para o Brasil. O método possibilita a redução do imposto de importação.

A empresa já traz unidades prontas para o Brasil, e afirma ter capacidade para importar mil veículos, ainda este ano. A produção na China é de 35 mil unidades por ano, segundo Marcello Barella, diretor de vendas da Higer na América Latina.

“Alguns componentes poderão ser fornecidos por empresas instaladas no Brasil, como o sistema de freios da ZF/Wabco, as rodas da Alcoa e os pneus da Michelin”, explica Barella. O modelo Higer Azure A12BR tem 12 metros de comprimento e autonomia para rodar 270 quilômetros. As baterias somam 385 kWh de capacidade –em comparação, o conjunto que equipa a versão elétrica do Renault Kwid tem 26,8 kWh.

O ônibus chinês é equipado com ar-condicionado, 35 pontos de recarga USB, monitores de TV e janelas bem grandes. O assoalho baixo facilita a entrada e a saída, e há capacidade homologada para 70 passageiros. Em peso, o ônibus pode transportar 19 toneladas.

Além de não soltar fumaça, o ônibus elétrico roda em silêncio. É possível emitir sinais sonoros nas manobras para alertar pedestres e motoristas de outros carros que estejam ao redor. Os freios regenerativos permitem recuperar energia, o que faz o Azure ser mais econômico no trânsito pesado do que em rodovias. A carga completa em tomada rápida demora cerca de duas horas e meia, segundo a fabricante.

O instrutor Fabrício de Souza, que conhece em detalhes o funcionamento dos modelos da Higer, explica que “a calibração permite rodar sem trancos. Mesmo que o condutor pise fundo, o veículo ganha velocidade lentamente, sem os rompantes dos automóveis pequenos movidos a eletricidade”, pontua.

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