Cardiologista alerta para a importância do autocuidado

Compartilhe

A iniciativa é um conjunto de ações diárias que devemos fazer em prol do nosso bem-estar físico e mental.

“A partir do momento em que se cria uma rotina de autocuidado, se conquista uma melhora da saúde, e o coração é um dos órgãos do corpo que mais se beneficia com esses hábitos”. A orientação é da cardiologista da Rede Municipal da Saúde de Fortaleza, Liliana Morais, que reforça outros hábitos importantes para a população.

Visitas regulares ao médico e busca por vida mais saudável fazem parte do pacote de atitudes que podem ajudar na preservação da saúde (Foto: divulgação).

Conforme a médica, exercícios físicos regulares, dieta alimentar saudável e controle do estresse podem prevenir o surgimento de fatores de risco que levam ao aparecimento de doenças cardiovasculares. A especialista enfatiza, ainda, que a qualidade do sono também é um fator preponderante para a saúde do coração.

“Mas alguns hábitos devem ser evitados”, alerta a cardiologista, pois podem favorecer o surgimento e o agravamento de doenças no coração, tais como tabagismo, alcoolismo e sedentarismo. Além disso, mulheres com Síndrome do Ovário Policístico (SOP) possuem uma predisposição ao desenvolvimento de enfermidades cardiovasculares.

“Existe um elo entre a SOP e a resistência insulínica, condição para a diabetes. Por isso é tão importante que as mulheres nesta condição fiquem atentas às doenças cardiovasculares”, enfatiza a drª Liliana. Aferições de pressão arterial e glicemia regularmente, principalmente em pessoas com hereditariedade para doenças cardiovasculares, podem detectar de forma precoce futuras complicações cardíacas, uma vez que Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus são condições clínicas silenciosas. “Os cuidados com o coração começam ainda na fase jovem da vida”, reforça a médica.

Ainda, segundo Liliane, “a partir dos 20 anos, deve-se adquirir hábitos saudáveis e fazer aferição de pressão e glicemia para detectar indícios de futura doença cardiovascular, especialmente, filhos de cardiopatas. O SUS oferta gratuitamente as aferições nos postos de saúde”, relembra. “Atividades físicas regulares também auxiliam na prevenção de doenças cardiológicas. É fundamental para a saúde ser fisicamente ativo, exercícios físicos promovem não somente a saúde, mas também o bem-estar”, orienta a especialista.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content