Sobral inicia campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos
Assim como em 2021, a campanha de vacinação deste ano será realizada em domicílio pelos Agentes de Combate a Endemias (ACE).
Iniciada, nesta segunda-feira, dia 1º de agosto, a campanha antirrábica oportuniza aos tutores a vacinar seus animais em casa; ou caso deseje, também, pode levá-los ao ponto fixo de vacinação na sede da Zoonoses de Sobral (Rua Finlândia, 201 – bairro Juvêncio de Andrade).
A campanha de vacinação antirrábica tem grande impacto na saúde pública do município, pois evita a doença entre animais e previne a transmissão do vírus. No ano passado, segundo a Zoonoses, foram vacinados 37.913 cães e 34.638 gatos, totalizando 72.551 animais protegidos contra o vírus, de acordo com o gerente da Zoonoses, Rafael Lima. “Isso corresponde a 94% de cobertura vacinal, que foi acima da meta de 80% que é orientada aos municípios”, destaca.
Ainda, segundo o gerente, “fatal em quase 100% dos casos, a raiva é uma zoonose que pode, também, afetar o ser humano e, por isso, os cuidados se redobram no combate e prevenção. Os cães e gatos podem iniciar a primeira dose da vacina, a partir dos seis meses de idade, e tomar o reforço anualmente”, orienta e alerta. “Fêmeas, gestantes, também devem ser vacinadas”.
A maneira mais comum de um cachorro ou gato pegar raiva é por meio da mordida ou arranhadura de um cão ou de outro animal infectado. A doença também pode ser transmitida de forma indireta, ou seja, o pet pode ser contaminado após lamber ou morder um objeto que teve contato com um animal com raiva.
É importante ficar atento à visita dos agentes e aos horários de funcionamento do ponto fixo, na própria sede da Zoonoses, localizada na rua Finlândia, 201, no bairro Juvêncio de Andrade, que atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (88) 3614-9039.
Serviço:
Vacinação antirrábica
Local: na própria residência do animal ou na sede da Zoonoses de Sobral
Contato: (88) 3614-9039
Fonte: Unidade de Vigilância em Zoonoses.