Monkeypox: Ministério da Saúde recomenda uso de preservativos e máscaras para gestantes

Compartilhe

Mulheres que amamentam, também estão na lista como forma de prevenção contra a varíola dos macacos.

Uma nota técnica sobre o assunto foi publicada nesta terça (2), data que marca, também, o início da campanha do “agosto dourado”, que visa conscientizar sobre a importância do aleitamento materno. De acordo com o texto, a camisinha deve ser utilizada em todos os tipos de relações sexuais, sejam elas orais, vaginais ou anais.

A recomendação é do Ministério da Saúde (Foto: divulgação).

O uso das máscaras, por sua vez, é recomendado em especial para ambientes com indivíduos potencialmente infectados. Os casos têm apontado para a maior facilidade de infecção a partir de contato físico próximo, o que ocorre em relações sexuais e, possivelmente, por vias aéreas.

As recomendações da pasta ressaltam que o quadro clínico de gestantes “tem características similares ao de outras pessoas, mas que a gravidade da doença pode ser maior”. Além das grávidas, crianças com menos de oito anos e imunossuprimidos integram o grupo de risco para a varíola dos macacos. Uma entrevista coletiva seria feita para dar mais detalhes sobre as medidas da nota técnica, mas foi cancelada.

Uma entrevista coletiva seria feita para dar mais detalhes sobre as medidas da nota técnica, mas foi cancelada. O texto foi assinado por Raphael Câmara, secretário de Atenção Primária à Saúde e por Lana Lourdes Aguiar Lima, diretora do Departamento de Saúde Materno Infantil.

Fonte: Ministério da Saúde.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content