Santa Casa de Sobral lança campanha de arrecadação de frascos de vidro

Compartilhe

O material é o mais adequado para o armazenamento de leite materno.

A iniciativa da coleta de frascos chama a atenção de mães que estão amamentando e acabam descartando o excedente de leite. A campanha, lançada esta semana, faz parte das ações de apoio à amamentação, que se destacam no mês de agosto (Agosto Dourado).

Além do material correto (vidro), também é necessário que a tampa seja de plástico. Caixas para doação foram distribuídas, por todos os setores da instituição, e os profissionais podem fazer a doação até o final do mês. As pessoas que também desejarem contribuir podem deixar os frascos de vidro na portaria de acesso dos funcionários do hospital (ao lado da Delegacia Civil).

Foto: divulgação.

De acordo com Rosana Furtado – que é enfermeira do Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) da Santa Casa – muitas mulheres não podem amamentar, por diversas condições, entre elas, as de questões sociais ou de saúde, então acabam recorrendo ao PCLH da instituição.

O Posto de Coleta recebe e armazena o leite doado. “Para isso, é necessário reforçar o uso de frascos de vidro com tampa de plástico, pois o material é ideal por ser esterilizável e adequado ao armazenamento. Com essa campanha, esperamos arrecadar a maior quantidade possível de frascos para continuarmos ofertando um tratamento seguro e de qualidade para nossos recém-nascidos prematuros”, explica Rosana Furtado. 

A referência na coleta e preparo do leite humano na Zona Norte do Ceará é o Hospital Regional Norte que, para suprir as necessidades dos bebês prematuros internados em sua UTI Neonatal, tem como expectativa, a coleta de 60 litros mensais de leite materno; mas o estoque está abaixo do esperado, alega o hospital.

Segundo Renata Karen Oliveira, coordenadora do Banco de Leite do HRN, “estamos em um estoque crítico, e a demanda dos bebês só aumenta, nesse período de pandemia, já que muitas mães têm sintomas gripais e não podem permanecer no serviço. Então, quem está amamentando, e tem um excedente de leite materno, pode ajudar. Estamos precisando muito de doações”, sinaliza a coordenadora.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content