Substituição do sal nos alimentos pode reduzir risco de AVC
A alternativa, também pode equilibrar a pressão arterial e minimizar as doenças cardíacas.
A informação sobre a troca do sal nas refeições por outras alternativas vem de um artigo publicado na revista americana Heart, que trata de assuntos relacionados a riscos cardíacos e prevenções. Os recentes estudos relacionados ao uso do sal tiveram a participação de 32 mil indivíduos.
A equipe descobriu que os substitutos do sal reduziram a pressão arterial em todos os participantes, independentemente da região, idade, sexo, peso e fatores relacionados à pressão arterial. Além disso, nenhum efeito adverso foi detectado, a partir do aumento da ingestão de cloreto de potássio adicionado aos substitutos do sal.
Na prática, a substituição do sal chegou a reduzir a morte precoce por qualquer causa em 11%, e o risco de doença cardiovascular foi reduzido em 13%. Resultados semelhantes foram publicados em um estudo no ano passado, que envolveu mais de 20 mil participantes com pressão alta.
Os próprios envolvidos reconhecem que a pesquisa serve como um lembrete para reduzir a quantidade de sal em nossas dietas e procurar alternativas.
“Embora os substitutos de baixo teor de sal tenham menos sódio do que o sal comum, eles ainda contêm potássio, que pode não ser adequado para algumas pessoas com problemas cardíacos e outras condições de saúde existentes”, afirmam os pesquisadores, e advertem. “Se você quer cuidar da sua saúde, é melhor comer menos sal. Usar diferentes ervas e especiarias ao cozinhar é uma ótima maneira de adicionar sabor e substituir o sal”.
Fonte: Canaltech.