Nasa confirma nova missão à Lua

Compartilhe

O lançamento está previsto para o dia 29 deste mês.

Em duas transmissões, nesta semana, a agência espacial (Nasa) revelou mais detalhes da missão, das naves e dos procedimentos que serão realizados nos próximos anos. Apesar da confirmação, há duas datas backup, caso algo não saia como planejado na preparação, que serão os dias 2 e 5 de setembro.

“Através do programa Artemis, pousaremos a primeira mulher e a primeira pessoa negra na Lua, abrindo caminho para uma presença lunar de longo prazo e servindo como um trampolim para enviar astronautas a Marte”, disse a Nasa.

Ilustração da Nasa mostra cápsula Orion orbitando a Lua, com a Terra ao fundo (Foto: ilustração/ Nasa).

Neste primeiro teste, o foguete SLS (Space Launch System ou Sistema de Lançamento Espacial), o mais poderoso do mundo, lançará uma cápsula Orion, ainda sem tripulação, para o espaço — como se fosse tripulado por astronautas. A nave irá orbitar a Lua por algumas semanas, para testar tecnologias, hardwares e sistemas. Assim, será testada sua capacidade de chegar até nosso satélite, retornar à Terra e pousar no oceano em segurança, preservando futuros tripulantes

Os cientistas ligados ao projeto estimam que o voo dure 42 dias. Para não ficar tão impessoal, dentro da nave haverá o ‘Moonikin’ — um manequim de astronauta —, além de satélites CubeSat e alguns experimentos científicos. O foguete deve ir para a plataforma do Kennedy Space Center, no Cabo Canaveral, Flórida, no dia 18 de agosto, para se preparar para o grande dia 29. O evento será transmitido ao vivo.

A meta é que toda a estrutura e experiência desenvolvidas durante estas missões programadas, entre 2024 e 2034, também permitam viagens tripuladas a Marte, incialmente, previstas para a década de 2030. A Lua serviria como um ponto de parada e reabastecimento neste longo trajeto. “Vamos para Marte e vamos voltar à Lua para trabalhar, viver e sobreviver”, disse Bill Nelson, administrador da Nasa, e segue. “Vamos aprender como usar os recursos na Lua para poder construir coisas no futuro”, planeja.

Fonte: Tilt Uol.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content