Ceará e Fortaleza decidem vaga às quartas em Clássico-Rei com Castelão lotado
O maior duelo do futebol cearense vai definir, nesta quarta-feira à noite, uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. Um Clássico-Rei diferente, disputado em dois jogos, num total de 180 minutos. Para o Ceará, a missão é reverter a vantagem do rival nos 90 minutos que restam para esta disputa. O Castelão deve ficar lotado, com mais de 55 mil torcedores.
O clássico está marcado para 20 horas, na Arena Castelão, palco também do jogo de ida. Na ocasião, o mando de campo era do Fortaleza, que conseguiu a vitória por 2 a 0 e tem a vantagem de perder por até um gol de diferença para ficar com a vaga. O Ceará joga contra um pequeno tabu, porque nunca venceu o Fortaleza na Copa do Brasil, com um empate e duas derrotas entre 2021 e agora.
A torcida do Ceará já comprou perto de 33 mil ingressos do total de 45 mil disponíveis. O setor sul e inferior, com 15 mil lugares, já está vendido para a torcida do Fortaleza. O Ceará aposta, justamente, no apoio da torcida para reverter a vantagem e instalar de vez a crise no rival, que é o lanterna do Brasileirão e na semana passada foi eliminado na Copa Libertadores.
Para esquentar a torcida, a diretoria abriu o treino desta terça-feira e lotou o CT de Porangabuçu. Os jogadores mais badalados foram, como sempre, Mendoza, artilheiro do time na temporada com 14 gols, e Vina, ídolo que não marca um gol há dois meses. No dia 3 de maio ele fez um gol diante do La Guaíra, pela Copa Sul-Americana, mas depois passou em branco. Ele espera se redimir neste grande duelo.
“Eu sei como é o duro o Clássico-Rei. Temos que vencer este jogo, mas em Copa é um jogo que dura 180 minutos e tudo pode acontecer em termos de virada. No futebol, acho que tudo é possível, mas é preciso fazer o primeiro gol. Daí o jogo vai ficar quente”, comentou. O técnico Marquinhos Santos não tem nenhuma baixa, além de Erick se recuperando de uma cirurgia na clavícula.
No Fortaleza, o técnico Juan Pablo Vojvoda segue sob pressão. Afinal foi eliminado da Copa Libertadores, semana passada, e segue na lanterna do Campeonato Brasileiro. Os zagueiros Tinga e Landázuri seguem vetados pelos médicos, mas o técnico mantém o esquema tático com três defensores. O polivalente Yago Pikachu está confirmado, mesmo negociando sua transferência para o futebol japonês. O Shimizu pagou a multa de US$ 1 milhão – perto de R$ 5,4 milhões.
“Temos uma vantagem, mas não podemos nos acovardar. É preciso ter inteligência para este jogo”, apontou o técnico Vojvoda, que planeja confirmar a vaga nas quartas e depois iniciar uma recuperação no Brasileirão, quando contará com reforços importantes como os meias Otero e Thiago Galhardo, os volantes Lucas Sasha e Fabrício Baiano, e o zagueiro Emanuel Brítez.
Fonte: Lance