MPC pede esclarecimento da Fundação Regional de Saúde sobre concurso público
A Funsaúde teria contratado um número de servidores muito abaixo do divulgado.
A Fundação Regional de Saúde do Ceará (Funsaúde) emitiu uma nota esclarecendo o processo de convocação dos candidatos que foram aprovados em seu concurso. A instituição deduz que cerca de 2.331 pessoas serão contatadas para o preenchimento das vagas ofertadas, até o segundo semestre de 2023.
O documento foi divulgado em resposta a um ofício redigido pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), no dia 9, ao qual solicitava esclarecimentos da instituição a respeito da finalização da contratação dos aprovados. O concurso promovido pela Fundação tinha o objetivo de recrutar profissionais para atuarem no Hospital Geral de Fortaleza (HGF).
O processo seletivo teria aprovado 15.158 candidatos, mas contava com apenas 6.015 vagas a serem preenchidas. Apesar da lista de aprovados ter sido divulgada, a instituição entrou em contato com somente 322 pessoas.
Na nota, a Funsaúde afirma que “as demais convocações serão realizadas, após a finalização do alinhamento jurídico com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), que tem como objetivo, não interferir na Lei Eleitoral. No entanto, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) teria determinado a impossibilidade de contratação dos aprovados ,até o final deste ano”, informou o comunicado.
As convocações estariam sendo postergadas pela PGE sob a justificativa de representarem um aumento de despesa pessoal nos últimos 180 dias do mandato da atual gestão, algo que seria impedido pela legislação. No entanto, o Ministério foi contrário à afirmação, alegando que as contratações não elevariam os gastos.
Fonte: MPCE.