Lente de contato é desenvolvida para diagnosticar câncer
Cientistas norte-americanos trabalham no desenvolvimento de uma nova tecnologia para lentes de contato que possa diagnosticar diferentes tipos de câncer.
Por enquanto, testes em laboratório apontam que a estratégia de uma lente de contato que analise em tempo real compostos (biomarcadores) presentes nas lágrimas e faça uma leitura para identificar uma doença como o câncer, por exemplo, tem sido promissora.
Publicado na revista científica Advanced Functional Material, o estudo foi liderado por pesquisadores do Instituto Terasaki de Inovação Biomédica (TIBI), nos Estados Unidos. A tecnologia mira na identificação de proteínas dos exossomos (vesículas), de tamanho nanométrico, encontradas em diferentes tipos de secreções corporais, e que têm potencial para serem biomarcadores de diagnóstico de câncer. Além das lágrimas, estão presentes na urina, plasma e saliva.
“Exossomos são uma rica fonte de marcadores e biomoléculas que podem ser direcionadas para diversas aplicações biomédicas”, explica o cientista Ali Khademhosseini, um dos autores do estudo e diretor Instituto Terasaki, em comunicado. Neste ponto, a equipe busca conectar algumas proteínas presentes nos exossomos com o câncer.
Para a leitura dessas proteínas, a lente de contato foi projetada com microcâmaras ligadas a anticorpos que podem capturar os exossomos. Após a captura, proteínas específicas da membrana — quando estão presentes — podem reagir com os anticorpos e, com isso, é possível identificar a possível presença de algum tipo de tumor no paciente. O risco deverá ser melhor investigado após a descoberta.
“Com esses resultados encorajadores [dos testes em laboratório], a ACSM-PCL [nome da lente de contato] promete ser a próxima geração de lentes de contato inteligentes com uma plataforma de monitoramento fácil de usar, rápida e não invasiva de pré-triagem de câncer e diagnóstico de suporte”, afirmam os autores do estudo.
Segundo os pesquisadores, quando a tecnologia estiver concluída, a lente de contato poderá ser uma plataforma para antecipar o diagnóstico de diferentes tipos de câncer, permitindo o tratamento precoce. Por enquanto, mais testes são necessários.
Fonte: Canaltech.