Homem tem nariz necrosado por varíola dos macacos

Compartilhe

A complicação causada pela doença fez com que um alemão de 40 anos tivesse a necrose.

Após exames, o homem que não teve o nome revelado descobriu sofrer de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), o que fez com que seu sistema imunológico fosse abalado. 

O caso foi relatado na revista de medicina “Infection”, e é inédito em pacientes acometidos pela infecção. Segundo relato do paciente, “tudo começou com uma ferida vermelha na ponta do nariz, então procurei um clínico geral”.  

Foto: divulgação.

Depois do atendimento, o homem diz que foi mandado para casa, pois o profissional de saúde acreditou que fosse somente uma queimadura de sol. Após três dias, a pele do nariz começou a inchar, doer e mudar de cor. Feridas com pus branco apareceram no corpo, por conta da infecção, incluindo boca e pênis. 

No Ceará subiu para 23 o número de casos confirmados da doença. A informação foi divulgada esta semana, pela Secretaria da Saúde (Sesa). A maior parte das confirmações é de residentes de Fortaleza (20); enquanto outros dois casos são de residentes de Russas (1), Jijoca de Jericoacoara (1) e Sobral (1), com idades entre 18 e 43 anos. Todas as confirmações são de pacientes do sexo masculino.

Segundo a Sesa, o estado soma 263 casos notificados da varíola dos macacos. Destes, 88 haviam sido descartados por exames de laboratório. A Sesa informou que, em todas as notificações, foram aplicadas as medidas recomendadas, como isolamento, busca ativa de contatos e coleta de material para exames laboratoriais, também, para diagnóstico diferencial para outras doenças, que estão em circulação.

A Sesa reforçou, ainda, que tem monitorado e atuado junto às Vigilâncias em Saúde dos Municípios, realizando publicação periódica de notas técnicas atualizadas sobre a doença.

Fonte: Metrópolis.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content