Tecnologia impede que gatos levem presas para dentro de casa
A porta para pets impede que os bichanos entrem em casa se estiverem segurando alguma animal que tenham caçado.
O dispositivo batizado de OnlyCat foi criado pelo engenheiro inglês Martin Rosinski, que usa a inteligência artificial (IA) para detectar se o felino está trazendo um pássaro ou um rato, entre os dentes.
O equipamento impresso em 3D bloqueia, temporariamente, a passagem do bichinho de estimação, até que ele perceba que não vai conseguir entrar na casa do seu tutor enquanto estiver com algum animal na boca, e deixe a presa do lado de fora.
“Se alguma presa for identificada, a passagem pela portinha é, momentaneamente, bloqueada, e uma notificação com um vídeo da tentativa de entrada é enviada para o telefone do tutor. Funciona como uma câmera de segurança capaz de pegar o gato em flagrante”, explica Rosinski.
O protótipo desenvolvido por Martin precisa de uma fonte de alimentação de baixa tensão de 5V ou 12V para funcionar. Além disso, ele deve estar conectado a uma rede Wi-Fi para que o usuário tenha acesso a algumas funções inteligentes como notificações ‘push’ (empurre) e configurações remotas.
“Depois de ter instalado a portinha inteligente, em um ano, eu recebi 42 videoclipes do nosso gato de estimação tentando trazer várias presas — algumas mortas e outras vivas. Acho que, depois de todo esse tempo, o Jinx aprendeu que não vai conseguir trazer seus ‘presentinhos’ para casa, sem que a gente saiba”, acrescenta Rosinski.
Para tornar o produto comercialmente viável, o inventor começou uma campanha de financiamento coletivo na plataforma online Indiegogo. Cada OnlyCat custa o equivalente a R$ 920, além de uma assinatura de cerca de R$ 50, por mês, para ter acesso à rede de monitoramento.