Confiança na indústria segue em expansão no Ceará
Tanto no estado, quanto no País, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) tem apresentado um avanço considerável.
De acordo com levantamento do Observatório da Indústria, o índice de confiança do empresário do setor (ICEI) de agosto, quando comparado ao mês anterior (julho), subiu para 61,4 pontos no Ceará, e para 59,8 pontos, no Brasil. O número é um incremento, em relação a julho. No que diz respeito a 2021, o índice se manteve estável, variando apenas -0,1 ponto.
Este avanço mensal foi puxado pelos componentes de ‘condições atuais’ e ‘Expectativas’, referentes à perspectiva do empresariado sobre a economia. No estado, o indicador de Condições Atuais finalizou o mês de agosto em 54,7 pontos e 54,2 pontos no Brasil, demonstrando que a percepção dos industriais em relação à situação corrente está melhor do que os últimos seis meses. Frente ao mês de julho, houve expansão de 3,7 pontos no indicador do estado e de 3,1 pontos no indicador País.
Já o indicador de Expectativas segue com maior diferença: no Ceará, ele está em 4,2 pontos, enquanto que no Brasil é de 1,5 ponto, indicando que os empresários seguem acreditando na melhora da economia nos próximos seis meses. De acordo com o último relatório, é possível perceber perspectivas mais otimistas com relação ao PIB, que passou de 1,75% (há 4 semanas) para 2,0% (no último relatório) e em relação ao IPCA, cuja as projeções se alteraram de 7,54% para 7,02%.
Em agosto de 2022, todas as regiões brasileiras apresentaram maior confiança frente ao mês anterior, sobretudo, a região Centro-Oeste, cujo o indicador avançou 3,5 pontos e se situou em 61,1 pontos. A confiança do Nordeste atingiu 61.5 pontos.