Ceará mais próximo da produção de hidrogênio verde

Compartilhe

Foram assinados, entre o estado e uma empresa japonesa, dois memorandos de entendimento para a produção do produto.

As negociações, entre o Ceará, a gigante japonesa Mitsui & Co. Ltd, e as empresas Caetano Bus e ABB Automação LTDA, seguem a todo vapor. Com os recentes documentos assinados, já são 22 papéis relacionados ao projeto, que traz protagonismo para o Ceará na produção de energias renováveis, nesse caso, o hidrogênio verde (H2V).

H2V é considerada a nova fronteira da energia de baixo carbono (Foto: ilustração).

“ Temos no nosso estado uma dinâmica organizacional das instituições, seja da academia ou nas entidades, muito promissora. Muitas coisas nos desafiam, mas sempre tentamos elevar o nível de eficiência da gestão, tanto no sentido de planejamento como nas prioridades”, disse a governadora Izolda Cela, no ato de assinatura da papelada.

A finalidade é desenvolver a cadeia produtiva no Hub de Hidrogênio Verde do Pecém (RMF), voltado para produção de hidrogênio e amônia verdes para o mercado interno e externo, e participar no desenvolvimento da cadeia produtiva no Hub, principalmente, com projetos de mobilidade com uso do H2V e células a combustíveis.

Na reunião, estiveram presentes, os representantes da Mitsui no Brasil, Katsutake Shiraishi, Nelson Kitayama e Kohei Seyama. A empresa ABB Automação LTDA, outra parceira, trabalha em tecnologias de energia e automação, incluindo a cadeia de valor completa do hidrogênio, desde a produção, transporte, armazenamento, até o consumo. “Nós temos um grande conteúdo, não só de soluções de produto, mas de conhecimento de engenharia para suportar esse desenvolvimento”, assegurou Sandro Moret, representante da empresa.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado Ceará (Sedet), Maia Júnior, “Isso só fortalece esse elenco de empresas que estão sendo acolhidas pelo Ceará, que tem se tornado a casa do hidrogênio verde no Brasil. Poder estabelecer laços mais estreitos com essas empresas é muito importante”, comemora.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content