IA ganha concurso de arte e revolta artistas

Compartilhe

O concurso de arte premiou uma obra feita por um software de criação de imagens.

Um concurso de arte da feira estadual do Colorado, nos Estados Unidos, deu o primeiro lugar a uma peça criada com o Midjourney, software de criação de imagens por Inteligência Artificial (IA). A imagem ‘Théâtre D’opéra Spatial’ foi criada por Jason Allen de Pueblo, usando a IA, mas ele teve um certo trabalho para conseguir inscrevê-la na premiação.

Foto: reprodução.

Na prática, Allen criou centenas de imagens no servidor do Discord do Midjourney, depois retocou suas três favoritas no Photoshop, e usou o software Gigapixel AI para fazer um upscaling (sistema que converte sinais de vídeo de uma resolução de tela para outra) das imagens. Então, ele imprimiu o resultado em telas.

Jason Allen inscreveu suas três obras feitas com o Midjourney na categoria de artes digitais da competição da Colorado State Fair. Para a sua surpresa, “Théâtre D’opéra Spatial” foi agraciada com o primeiro prêmio. O fato de uma arte feita com Inteligência Artificial ter vencido o concurso surpreendeu, mas muitos artistas ficaram chateados. O descontentamento foi demonstrado no Reddit e, principalmente, no Twitter.

Jason Allen se defendeu em uma entrevista a um jornal de sua cidade. Segundo ele, na hora da inscrição foi deixado claro que sua obra tinha sido feita com o Midjourney. Ele conta que seu objetivo era fazer “uma declaração usando arte feita por inteligência artificial”, e acredita ter conseguido. Ele completa dizendo que “não vai se desculpar por isso”. Jason fala que todo o seu processo de retoques no Photoshop e do uso do upscaling, também teve um toque humano.

Depois do feito, além de servir para a criação de games, o Midjourney, agora, pode ser usado para ganhar um concurso de arte com algo feito por inteligência artificial. cadeira e da pegadinha feita pelo ‘artista’, ao inscrever uma obra feita com algoritmos de IA.

Fonte: Olhar Digital.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content