Parabólicas serão trocadas para não interferir no sinal 5G
Para quem utiliza o sinal digital a troca não será necessária.
O sinal da tecnologia 5G chegou há pouco tempo no Brasil, e junto com ela, chegaram, também, alguns desafios a serem superados. Além do risco de doenças a tecnologia, por usar a faixa de frequência de 3.6 GHz a 3.7 GHz, a mesma utilizada em antenas parabólicas, pode interferir no sinal de TV. Por utilizar a mesma frequência das parabólicas de Banda C Satelital, é necessária a limpeza da Banda C para que o sinal 5G chegue também sem interferência.
A solução do problema será a troca das antenas de TV por outras com decodificador de mudança do sinal. Para fazer a mudança o consumidor vai gastar em torno de R$ 900,00. Para a população de baixa renda, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), autorizou a criação do Siga Antenado, entidade não governamental sem fins lucrativos formada pelas operadoras TIM, Claro e Vivo que atuam no Brasil com o sinal 5G.
O programa Siga Antenado beneficiará famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico), com a troca das antenas antigas por outra nova. No Ceará a primeira cidade a receber o sinal foi Fortaleza, onde está previsto a entrega de dois mil quites no prazo de três meses. Para quem utiliza o sinal digital, através de antenas tipo espinha de peixe, antena digital ou TV por assinatura não será necessário a troca dos aparelhos. Saiba quando o sinal 5G chegará nas outras cidades cearenses:
A famílias que se encaixam no perfil do programa Siga Antenado terão que fazer o cadastro, pelo número 0800 729 2404, ou no site: https://agendamento.sigaantenado.com.br/hc/pt-br/requests/new?ticket_form_id=6787279824148 e inserir o CPF e ou NIS.