Estudantes da UnB apresentam projeto em congresso internacional
O projeto, desenvolvido na área de satélite, pelos alunos do curso de engenharia aeroespacial da Universidade de Brasília (UnB), é apresentado no evento científico mais importante da área.
O Brasil tem representatividade no Congresso Internacional de Astronáutica (IAC, sigla em inglês). Este ano, o encontro, realizado em Paris, na França, de 18 a 22 de setembro, conta com uma equipe do curso de engenharia aeroespacial da Universidade de Brasília (UnB).
O alunos assinam um artigo sobre controle térmico, que foi selecionado, dentre os mais de 4 mil projetos enviados para o Congresso. Durante os quatro dias de evento, eles apresentam o material aos convidados. A previsão é que o artigo seja publicado em documento oficial do IAC.
De acordo com uma das estudantes responsáveis pelo projeto, “o subsistema de controle térmico desenvolvido tem como objetivo promover soluções de engenharia para que componentes eletrônicos de satélite mantenham sua temperatura de operação, garantindo a integridade dos sistemas e sua execução para o sucesso da missão”, informa.
Nesse sentido, a equipe de engenharia aeroespacial do campus Gama da UnB está desenvolvendo o GAMASAT-01, um satélite de pequeno porte de observação da Terra. A iniciativa busca a validação de tecnologias acadêmicas e a capacitação de uma nova classe de engenheiros para o programa aeroespacial brasileiro.
A ida da equipe para o Congresso foi viabilizada pelo Ministério da Educação (MEC), que entrou em contato com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e apresentou os estudantes aos representantes da entidade.