Sobral na 16ª Primavera dos Museus
O tema deste ano é ‘Independência e Museus: outros 200, outras histórias’.
Até essa sexta-feira (23), Sobral integra a programação anual da 16ª Primavera dos Museus, com atividades diversas nos equipamentos municipais. Os espaços públicos recebem atividades como rodas de conversa, oficinas formativas, visitas mediadas e lançamento de livros. Todas com acesso gratuito.
Edilberto Florêncio, coordenador de Patrimônio Cultural, Memória e Museologia da Secretaria da Cultura e Turismo (Secult), afirma a importância do município nesses momentos de diálogo sobre a história nacional. “Este ano, com essa discussão dos 200 anos da Independência, a participação de Sobral dialoga muito, pelo fato de termos um centro histórico tombado e a possibilidade de, a partir das edificações que compõem esse grande museu a céu aberto, discutir as questões que envolvem as transformações do nosso País, de uma colônia até a república, evidenciada pela arquitetura”, detalha.
De acordo com Florêncio, o tema ‘Independência e Museus: outros 200, outras histórias’ foi escolhido com a proposta de renovar os olhares sobre esse fato histórico, destacando a diversidade cultural, a liberdade de pensamento, a inclusão, a pluralidade de experiências e de interpretações”, explica.
A temporada anual é marcada por eventos em que museus, instituições de memória, espaços e centros culturais brasileiros promovem atividades em torno de um mesmo tema. A 16ª Primavera dos Museus é uma realização do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), da Secretaria da Cultura e Turismo (Secult), além do Poder Público municipal.