Semana será marcada sol forte

Compartilhe

Fundação Cearense de Meteorologia indica que ventos podem chegar a 50 km/h.

Em pleno final de setembro, as chuvas que ainda persistiram a cair no Ceará têm diminuído, ainda mais. O estado deve passar por uma semana com céu limpo e baixa possibilidade de chuva. É o que aponta o boletim fornecido pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), emitido hoje (26).

O órgão informou que o céu pode variar em parcialmente nublado, principalmente, entre o final das madrugadas e começo das manhãs. Os próximos dias, também, devem ser marcados por baixa possibilidade de chuva isolada, em especial no litoral de Fortaleza. Nos demais períodos, o céu deve variar, entre poucas nuvens e sem nuvens.

Em relação à umidade relativa do ar, os menores valores são previstos para o período das tardes. Segundo a Funceme, as regiões do Sertão Central e Inhamuns, Jaguaribana e Cariri, devem apresentar índices que variam entre 20% e 30% de umidade. Em relação à velocidade do vento, as rajadas podem chegar de 40 km/h a 50 km/h. Conforme a escala de Beaufort, que classifica a intensidade dos ventos, as velocidades podem ser configurar em rajadas com vento fresco e vento forte.

Esses índices são esperados em toda faixa litorânea e também nos trechos de serra, como na Serra de Ibiapaba (Norte do Ceará), no Maciço de Baturité, além de no interior do Estado.

O ar muito seco pelo interior colabora para o aumento do calor em praticamente toda a região Nordeste do Brasil. Com o sol forte, a temperatura naturalmente sobe. A umidade fica baixa e diversas localidades podem registrar índices abaixo de 30%.

De acordo com levantamento do Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (INMET), a primeira semana de outubro, também, será de calor e pouca chuva na maior parte do Nordeste. As precipitações, basicamente, ficarão concentradas na Costa Leste da região.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content