WhatsApp quer aumentar venda de produtos pelos chats

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A parceria entre o WhatsApp e a empresa de sistemas corporativos Salesforce pretende facilitar a compra de produtos pelos usuários a partir das conversas e melhorar o atendimento ao cliente.

A integração planejada na parceria entre WhatsApp e Salesforce funcionará na versão para empresas ‘WhatsApp Business’, em contas comerciais, e envolve a possibilidade de fazer campanhas de marketing dentro dos chats.

Empresas clientes da Salesforce, conhecida por ter um dos maiores sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente, poderão vender produtos usando o método de pagamento WhatsApp Pay. “Os clientes conseguirão acompanhar o envio das compras sem sair da janela de conversa”, reforça a parceria.

A iniciativa será possível porque o WhatsApp Business passa a ter sua API (interface de programação) integrada ao sistema da companhia — que tem entre seus clientes empresas como a Serasa no Brasil. Com esse “mix de dados”, será possível gerenciar mensagens direcionadas aos potenciais clientes a partir da plataforma de CRM.

As empresas vendedoras de produtos/serviços poderão automatizar cada mensagem no processo de vendas dentro do WhatsApp, como um chatbot (robô de conversas) integrado. A ideia é fazer com que as compras sejam feitas como se a pessoa conversasse diretamente com um vendedor na vida real. “Cada vez mais pessoas preferem se comunicar com empresas por texto. É por isso que lançamos nossa API de nuvem no início deste ano e agora estamos em parceria com a Salesforce”, afirma Mark Zuckerberg, presidente-executivo da Meta (grupo dono do WhatsApp)

Segundo as duas empresas, os potenciais clientes poderão, por meio de mensagens de texto ou de áudio, mencionar especificações do produto. Por exemplo: marca, modelo, cor e o número de um par de calçados. A mesma integração permitirá que a loja monitore programa de fidelidades e possa oferecer produtos exclusivos com base no perfil do WhatsApp. No momento, o grupo Meta e a Salesforce estão testando a integração com o serviço de comércio eletrônico da L’Oreal, chegando em dezembro de 2022 para outros comércios digitais..

Parcerias como a anunciada hoje envolvem a estratégia do WhatsApp para tentar aumentar sua receita. É bom lembrar que o serviço de mensagens é gratuito para os usuários. O Facebook (atual Meta) comprou o WhatsApp em 2014 por US$ 19 bilhões, e, desde então, a sua monetização tem sido um desafio. Oferecer recursos mais complexos para o universo corporativo pode ajudar a companhia nesse sentido.

No caso do WhatsApp Business, as primeiras mil conversas por mês são gratuitas. Depois disso, as empresas precisam pagar. Os valores variam de acordo com o País. No Brasil, são cobrados US$ 0,05 (R$ 0,16, quando a empresa inicia a conversa) e US$ 0,03 (R$ 0,26, quando o usuário começa a conversa).

Fonte: TiltUol.

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