App para WhatsApp tem vírus que já infectou centenas de aparelhos no Brasil

Compartilhe

Cuidado com mais uma praga crescente no WhatsApp, segundo a firma de segurança Kaspersky.

 Uma nova versão maliciosa do app de modificação YoWhatsApp, em vez de trazer recursos para customizar o mensageiro, o software espalha o cavalo de troia Tríada para dispositivo móveis, segundo a empresa de segurança tecnológica Kaspersky. O malware já fez mais de 3,6 mil vítimas nos últimos dois meses em todo o mundo, e o Brasil é o segundo mais atacado, com mais de 400 infecções nesse mesmo período.

A ameaça vem por meio de uma versão fraudulenta de um tipo de app bastante procurado na web, os mods para WhatsApp. Esses aplicativos permitem que os usuários possam alterar algumas características ou adicionar recursos que o aplicativo original não traz, a exemplo de fundos e fontes personalizados nos chats e login protegido por senha para conversas específicas.

Segundo a Kaspersky, “embora a possibilidade de “tunar” o Whatsapp seja sedutora para muitos usuários, representa também uma boa oportunidade para os criminosos”, informa e explica. “E no caso dessa versão YoWhatsApp, o cavalo de troia Tríada é baixado juntamente com os novos recursos, no momento em que a vítima confirma suas credenciais do WhatsApp”, pontua.

Quando os criminosos executam o malware no dispositivo, passam a controlar a conta do indivíduo no aplicativo oficial do WhatsApp, o que dá a eles a capacidade de roubar logins e tirar dinheiro das vítimas, fazendo assinaturas pagas que os usuários nem sabem que existem.

“O mais curioso da nova campanha é a maneira como a ameaça é distribuída: os criminosos usam um software conhecido, Android Snaptube, utilizado para baixar vídeos do YouTubeFacebook e Instagram. Eles exploram a popularidade do app para anunciar o YoWhatsApp, o que dá a falsa impressão de que é realmente um aplicativo autêntico e sem pragas”, alerta e empresa de segurança.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content