ENEM 2022: Saiba como estudantes cearenses se dedicam para o vestibular

Imagem: Internet
Compartilhe

O foco dos vestibulandos é se capacitar para a redação.

Ingressar em uma faculdade, seja ela pública ou particular, exige um preparo desde o ensino fundamental. Para alunos que estudam o básico em instituição particular, o desejo de fazer parte de uma universidade pública é o sentimento mais comum. Esse é o caso da acadêmica de odontologia da Universidade Federal do Ceará (Polo Sobral), Clara Edvirgens. “Sempre estudei em colégio particular, mas o real segredo é treinar, porque muitas vezes o cansaço físico e emocional pesam mais na hora da prova”, conta.

Clara Edvirgens.
Foto: Arquivo pessoal.

O cursinho preparatório é uma das chaves utilizadas para quem almeja as áreas mais concorridas, como por exemplo, as áreas da saúde. A aluna conta que, desde 2013, tentava com rotina de estudo em casa; mas ao notar que precisava de um suporte especializado, entrou em um curso intensivo. “Comecei com a nota de 680, mas com as idas ao laboratório de redação, cheguei aos 960, no ano de 2019. Eu entrei no curso de Odontologia. Irei concluir, mas ainda não desisti do tão sonhado vestibular de Medicina. Quando formada, ainda irei lutar por ele”, comenta animada.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não é a única porta de entrada para a faculdade. Há outras séries de fatores que podem influir na escolha, um deles é a disponibilidade do curso somente em faculdade privada. Algumas universidades já aderiram à aceitação da nota do Enem como forma de ingresso, mas outras há algum tempo não utilizavam esse método. A personal trainer, Elizabeth Albuquerque, explica que há dez anos fez apenas a prova da instituição particular. “Eu não fiz vestibular pelo Enem, escolhi o curso que eu queria, que era Educação Física. Escolhi a faculdade que teria as melhores condições pra mim, e fiz a prova. Graças a Deus passei”, comemora ela.

Elizabeth Albuquerque.
Foto: Arquivo pessoal.

A profissional de educação física afirma que só há uma maneira de conquistar o sonho de uma boa formação, e esse método é estudar. O ensino médio exige muita abdicação, mas a recompensa vem depois. “Hoje sou formada em Educação Física com Licenciatura e Bacharelado, e sou pós graduada em Treinamento Funcional e Musculação”, diz.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content