86% dos brasileiros tem maior medo de ter celular roubado que carteira
Com tecnologia e informações financeiras no aparelho, perspectiva mudou. Pesquisador diz que temor atravessa toda a sociedade.
Quase nove em cada dez brasileiros (86%) sentem mais medo de terem os celulares roubados que a carteira, segundo pesquisa do Instituto Locomotiva/Banco24Horas.
A mudança de perspectiva está vinculada ao avanço da tecnologia. Com as informações financeiras e aplicativos de bancos no celular, as pessoas passaram a temer mais pela perda do aparelho.
João Paulo de Resende, diretor da pesquisa, aponta que esse temor não possui exceções: está em todas as camadas da sociedade brasileira.
“Entre todas as classes econômicas, todas as regiões, gênero idade, esse medo dos golpes vinculados ao celular é generalizado na sociedade”, afirma Resende. O estudo apontou que o medo é um pouco mais comum entre a população mais abastada: 92% entre as pessoas das classes A e B, e 79% entre as classes D e E.
Colocados diante de oito cenários em que são vítimas de crimes e perguntados sobre quais temeriam mais, 23% dos respondentes apontaram “ter o celular roubado e o dinheiro retirado em transferências via Pix”, afirmaram. “Ser forçado a fazer transferências via Pix (15%) e ser vítima de um golpe ou fraude financeira que utilize o Pix para retirar dinheiro da sua conta (13%) aparecem na sequência.
O trabalho também revelou que 63% dos entrevistados usam dinheiro para fazer seus pagamentos. Para os pesquisadores, se observa, portanto, uma convivência harmoniosa entre os meios digitais e físicos.
“Os brasileiros percebem as diferentes tecnologias de pagamento como complementares, então o celular tem um espaço importante, mas o dinheiro continua tendo um peso relevante na vida dos brasileiros, sobretudo aqueles de menor renda”, avalia João Paulo de Resende.
Questionados sobe o motivo de preferirem usar o dinheiro, as principais motivações foram. que, “há lugares que só aceitam dinheiro” (20%), “estou acostumado a utilizar dinheiro” (16%), “pagando em dinheiro é possível ter descontos” (15%).
Devido à dimensão continental e à população heterogênea, o Brasil apresenta diferentes padrões de comportamento a depender da região, segundo Marcos Mazzi, gerente-executivo do Banco24Horas.
A pesquisa do Instituto Locomotiva/Banco24Horas foi realizada de forma online. Responderam ao levantamento 1.182 pessoas de todas as regiões do Brasil.
Fonte: PortalR7.Com.