A água e seus benefícios ao corpo
Uma boa hidratação é fundamental para a saúde, ao longo da vida.
Mais de 70% do corpo humano é composto de água, e suas funções vão, desde a manutenção de mecanismos básicos, até ações complexas para proteger nossos órgãos. A boa hidratação do corpo é fundamental, também, para levar às células oxigênio e nutrientes, como os sais minerais, além de contribuir para que toxinas sejam eliminadas por meio do suor e da urina.
“Mas os benefícios de se manter bem hidratado não param por aí, e coisas boas ocorrem com o corpo, quando ele tem um bom aporte de líquidos”, afirmam especialistas, como Gisele Ramos, médica clínica. Ainda no quesito benefícios, está a regulação da temperatura. Quando a pessoa caminha ou faz exercícios em uma cidade quente, em um horário de bastante calor, é necessário controlar a temperatura. “O corpo produz e libera suor, formado por água”, explica Gisele Ramos, e complementa. “Portanto, um bom aporte de água é importante para o organismo regular a temperatura corretamente”.
Se a pessoa está desidratada, o corpo pode perder a capacidade de equilibrar sua temperatura, o que pode causar dor de cabeça, aceleração dos batimentos cardíacos, queda da pressão arterial e confusão mental.
“A meta de hidratação depende dos hábitos de vida de cada pessoa, e por isso deve ser estipulada considerando todas as atividades da rotina”, diz Yuri Tenório, também médico clínico. Outros benefícios listados pela boa hidratação são: o melhor funcionamento do intestino, a melhoria na circulação sanguínea e a diminuição do inchaço corpóreo, além da absorção de vitaminas.
Outro ponto importante é o aspecto da pele, que fica com uma aparência saudável, pela simples ingestão de água. “Às vezes, as pessoas gastam muito dinheiro com cremes e cosméticos, mas o começo de uma boa pele é a hidratação. Estar hidratado de dentro para fora diminui, inclusive, o aspecto de pele enrugada”, diz a médica Larissa Hermann.
Com a hidratação do corpo, a proteção dos rins também é garantida, além da diminuição do risco de dores articulares. O cérebro também funciona melhor, quando a pessoa ingere a quantidade certa de água por dia. “Fatores como sobrepeso, e se a pessoa faz atividade física, assim como a faixa etária, influenciam na recomendação da quantidade de água tomada diariamente, que pode ir de 35 ml, por quilo corporal (2,1 litros para uma pessoa de 60 kg), a 55 ml, por quilo corporal (3,3 litros para uma pessoa de 60 kg)”, explica o nutricionista Thayrone Nascimento.
Fonte: VivaBem Uol.