Asteroide de 740 metros passará próximo à terra em novembro
O corpo celeste passará perto do planeta, na próxima terça-feira, 1º de novembro, segundo a Nasa.
O objeto celeste que estará ‘perto de nós’ tem até 740 metros de extensão, e chega a ser pouco mais de 27 vezes maior do que a estátua de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, no Ceará, dizem os especialistas. O corpo celeste irá se aproximar da Terra ao ponto de ser visto por telescópios amadores. Ainda assim, de acordo com projeções da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (Nasa), não há riscos reais de colisão.
O que chama a atenção dos estudiosos e amadores é, justamente, o fato de não ser comum um objeto espacial desse tamanho se aproximar tanto do nosso planeta. O corpo celeste, batizado com a sigla 2022 RM4, foi encontrado, inicialmente, pelo observatório Pan Starrs 2, do Havaí, em setembro de 2022, e tem despertado o interesse da comunidade científica.
O entusiasmo aumentou quando o físico astrônomo amador Tony Dunn divulgou em seu perfil no Twitter, uma simulação com a trajetória do asteroide. Entretanto, não há uma precisão exata sobre o tamanho real do corpo rochoso, e apesar de estimativas divulgada pela Agência Espacial Europeia (ESA) ser de 400 metros, é possível que o RM4 tenha até 740 metros.
O 2022 RM4 é considerado pelos cientistas da Nasa como “potencialmente perigoso”, porque a agência espacial estadunidense inclui nessa categoria corpos rochosos com, pelo menos, 140 metros, e que passarão perto da órbita terrestre.