UFC vence prêmio nacional empreendedor
O prêmio é organizado pela Vortex Universitário, uma rede de ligas de empreendedorismo brasileira.
A Universidade Federal do Ceará (UFC) venceu quatro categorias nacionais do Prêmio Vortex, que homenageia o ecossistema empreendedor universitário. A premiação ocorreu em São Paulo, e a instituição de ensino universitário cearense esteve entre os finalistas, em oito categorias.
O Centro de Empreendedorismo (CEMP) da Universidade venceu nas categorias Liga Startupeira e Liga Vortex; o Prof. Abraão Saraiva, coordenador e fundador do CEMP, foi escolhido como Acadêmico Vortex; e a própria UFC foi selecionada como Universidade Impulsionadora de Empreendedorismo. A Instituição, também, concorreu nas categorias Iniciativa do ecossistema para universidades, representada pelo Condomínio de Empreendedorismo e Inovação (CEI); e Startup Vortex, Startup 2022 e Liga Revelação 2022, com a startup Praxis.
Criada em 2020, a Vortex fomenta o ecossistema de empreendedorismo universitário. Hoje, a rede reúne cerca de 1.000 jovens de instituições públicas e privadas, em 18 estados. Segundo o Prof. Abraão Saraiva, que comemora o feito, “esse reconhecimento nacional faz parte de todo um trabalho coletivo iniciado em 2014, com a criação do CEMP UFC, e aprofundado com a atuação no PARTEC, no programa Empreende UFC da PROINTER e no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação. Muitas mãos e mentes trabalhando em prol do empreendedorismo e da inovação na Universidade”, ressaltou.
Na última sexta-feira (4), a UFC também venceu em três categorias do Ceará Awards, prêmio promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), do Governo do Ceará, para reconhecer os atores de inovação que contribuem para alavancar e potencializar o ecossistema de Inovação no Estado.