Prefeito adia feriado da padroeira e provoca reação na igreja
De acordo com o prefeito de Sobral o objetivo é não atrapalhar o comércio e outras atividades por dois dias consecutivos por conta do próximo jogo do Brasil.
O feriado municipal do dia do 8 de dezembro, quando os sobralenses celebram o dia de Nossa Senhora da Conceção, padroeira de Sobral, foi adiado pela gestão municipal para a sexta-feira (9). O Decreto Nº 3.058 do adiamento foi publicado no Diário Oficial do Município dessa segunda-feira (5). De acordo com as considerações do Decreto a mudança do feriado é por causa do jogo da Seleção Brasileira nas Quartas de Finais da Copa do Mundo, considerando que a partida ocorrerá na sexta-feira, às 12h.
O prefeito Ivo Gomes afirmou em suas redes sociais que “o objetivo é não atrapalhar o comércio e outras atividades por dois dias consecutivos por conta do próximo jogo do Brasil”. O gestor disse ainda que a decisão valerá tanto para administração pública quanto para a iniciativa privada. De acordo com a determinação o adiamento não deverá afetar o funcionamento dos serviços essenciais, como: abastecimento de água (SAAE) e atendimentos de saúde do município.
Sobre o assunto o pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde do distrito de Jordão em Sobral, Padre Francisco de Assis Neto se manifestou contra a decisão em suas redes sociais. Na postagem o reverendo se referindo ao prefeito de Sobral o chamando de ‘o Reizinho mandão’ considera “uma aberração imensa! Adiar por um decreto o tradicional e centenário feriado de Nossa Senhora da Conceição”.
Demonstrando total descontentamento com a decisão do prefeito o pároco do Jordão continua dizendo: “Tenha a DECÊNCIA de RESPEITAR a FÉ e a DEVOÇÃO povo de Sobral que a dezenas de anos celebra a festa de sua padroeira Nossa Senhora Imaculada Conceição. Quantos funcionários públicos tem o costume de batizar seus filhos e netos neste dia, participar da Missa na Igreja Catedral e em outras igrejas, participar das procissões, etc. Agora ficarão impossibilitados de viver a devoção e o respeito ao dia santo devido uma canetada de um ser ignóbil que “vomita” contra a Igreja. Meu Deus!
O Portal Paraíso entrou em contato com a Cúria Diocesana para falar sobre o assunto, mas não conseguiu falar com a pessoa responsável.