Uninta promove a quinta edição do Prêmio Destaque Universitário Uninta 2022
Foram agraciados ao todo 108 estudantes e seus respectivos professores-orientadores dos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu das instituições da mantenedora AIAMIS.
O Centro Universitário Uninta promoveu na noite dessa quarta-feira (7), às 19h, a quinta edição do ‘Prêmio Destaque Universitário Uninta’, tendo como objetivo premiar, por mérito, os discentes e seus professores-orientadores dos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu das instituições da mantenedora AIAMIS.
As instituições que participaram do prêmio foram: o Centro Universitário Uninta, Faculdade 5 de Julho (F5), Faculdade Uninta Itapipoca, Faculdade Ieducare (FIED), Faculdade Uninta Tianguá e Faculdade Uninta Fortaleza, que, mediante inscrição, se destacaram em atividades de pesquisa, extensão e inovação técnico-cultural.
Com o tema “Minha contribuição futura, enquanto profissional, em prol da inovação científica, tecnológica ou tecno-cultural para o meio ambiente ou etnia afrodescendente ou comunidades indígenas ou acessibilidade e inclusão ou arte e cultura locais ou direitos humanos”.
Os vencedores receberam prêmios em dinheiro de até R$ 1.500,00, do 1° ao 3° classificado, e certificação de menção honrosa do para os demais classificados.
O evento contou com a presença do chanceler e fundador do Uninta, Dr. Oscar Spíndola Rodrigues Junior, e do magnífico reitor Prof. Daniel Rontgen Melo Spíndola Rodrigues, a vice-reitora Lara Spíndola, além dos pró-reitores, diretores, coordenadores e comunidade acadêmica que compõem o grupo universitário.
O chanceler do Uninta, Oscar Spíndola, disse que a importância do prêmio é o desenvolvimento intelectual e cultural dos estudantes das instituições participantes. O chanceler ressaltou a importância do corpo docente no prêmio. “Os professores colocam em prática a sua vida acadêmica. O professor está na instituição não somente para ensinar, mas para colaborar com o aluno, compartilhar seus conhecimentos e absorver os conhecimentos destes alunos. É uma grande oportunidade para todos.
A estudante de Medicina do Uninta/Sobral Beatriz Santiago, que está no internato de Medicina, concorreu em três categorias e foi a vencedora da categoria Tecnocultural, com o documentário, inspirado em sua vó Maria do Carmo, que é cadeirante, falando da importância da acessibilidade. Emocionada Beatriz, disse que o prêmio tem significado grande para sua vida.
“Além de estar me preparando para ser a primeira médica da família, minha vó é uma das pessoas mais importantes da minha vida, e falar sobre ela e sobre a importância da acessibilidade é mostrar que é possível ter também espaços para esta população que muitas vezes são deixadas de lado” disse Betriz.
Com os olhos cheios de lágrimas, Beatriz dedicou o prêmio também para seu pai Josalmir Santiago que foi vítima de um acidente no sábado (3) quando passou três dias na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em Fortaleza.