Metade dos reajustes salariais superam a inflação em novembro
Reposição do INPC só não foi superada por 7,7% das negociações trabalhistas da data-base, mostra Salariômetro.
O recuo recente das taxas de inflação fez quase metade das negociações trabalhistas com data-base no mês de novembro resultar em ganho real (acima da inflação) para os trabalhadores, de acordo com dados do Salariômetro divulgados nesta sexta-feira (16) pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Conforme o levantamento, 49,8% dos acordos encerrados fizeram os trabalhadores comemorar um ganho real. Entre as demais, 42,7% igualaram os reajustes ao INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e apenas 7,7% amargaram um retorno abaixo da inflação.
“O INPC previsto para os próximos meses continuará em baixa, até julho/2023. Condição necessária, mas não suficiente, para reajustes [salariais] acima da inflação”, destaca o Salariômetro.
A pesquisa revela ainda que o reajuste mediano recebido pelos profissionais foi de 6,5%. Com a variação, o piso salarial avançou para R$ 1.547 em novembro. Para dezembro, a prévia do indicador aponta para uma repetição do padrão e estima que o piso salarial mediano vai subir para R$ 1.670.
No acumulado dos 11 primeiros meses do ano, apenas os trabalhadores da indústria de joalheria (+0,76%), vigilância e segurança privada (+0,2%), confecções e vestuários (+0,1%), outros serviços (+0,2%) e reparação de eletroeletrônicos (+0,2%) tiveram reajustes acima da inflação.
Fonte: R7